Surfista Marcelo Luna salva mais de 50 pessoas em enchente em São Bernardo

O paulista Marcelo Luna acostumou-se, ao longo de toda a sua vida, com os desafios do inesperado. Ele tornou-se especialista em encarar ondas gigantes, com mais de 20 metros de altura, seja como atleta ou como responsável por resgatar amigos na praia. Entre domingo e segunda-feira, Luna viveu uma situação nova em sua vida.

As intensas chuvas em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, deixaram centenas de pessoas ilhadas, causaram destruição. Diante da dificuldade das famílias, o surfista de 34 anos apanhou seu jet ski na manhã de segunda-feira – depois de ter passado a madrugada em uma igreja, ilhado devido às chuvas – e se pôs a cruzar as ruas de São Bernardo atrás de quem ficou para trás no rio de lama que se tornou o município.

“Virou um mar mesmo. Mais ou menos três metros e meio de altura, a água chegou. É difícil, né? Perder tudo assim, sabe? – disse Luna, que passa parte do ano em Nazaré, em Portugal, onde estão as maiores ondas do mundo.

Segundo o surfista, foram resgatadas mais de 50 pessoas entre 10h da manhã e 21h da segunda-feira. Ele se recorda em especial de uma casa com uma família de oito pessoas. Além de operar o jet ski, Luna também contou com a ajuda de outros seis amigos, que lhe davam informações por rádio, proviam alimentos e auxiliavam na limpeza da moto, que virava e mexia sugava algum lixo e dava problemas.

Devido aos esforços para buscar pessoas, que inclusive envolveram mergulhos na água para tentar abrir trancas, na maioria das vezes sem sucesso, Luna acabou por parar no hospital na terça-feira, onde permaneceu por dois dias. Tomou injeções anti-tétano, ficou em observação por causa do risco de leptospirose e teve alta na tarde de quarta-feira.]

Foto: Globo Esportes

Deixe uma resposta