Teahupoo é definido para ser a onda das Olimpíadas de Paris em 2024

A organização da Olimpíada de Paris 2024 definiu nesta quinta-feira que Teahupoo, no Taiti, palco de uma das ondas mais temidas do mundo, é a escolhida para sediar a competição do surfe.

– É uma notícia muito empolgante para o surfe. É fantástico que tenham escolhido Teahupoo, que faz parte do calendário da WSL. Existe muito a se fazer em termos de logística, evento e área de competição nos próximos anos, mas é muito positivo que o surfe vai continuar na Olimpíada após 2020 e ainda mais em um local icônico do surfe – comentou Sophie Goldschmidt, CEO da Liga Mundial de Surfe (WSL).

Alguns fatores geram polêmica na opção pelo pico que, desde 1997, faz parte do calendário masculino do Mundial de surfe. E vão ser analisados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que vai dar a palavra final. Além de estar a 15.700km da capital francesa, palco dos Jogos, o local na Polinésia Francesa é conhecido como Praia dos Crânios Quebrados, por conta do fundo de coral afiado, que já gerou inúmeros acidentes e algumas mortes após quedas no tubos perfeitos e pesados.

Outro fator complicado é que Teahupoo recebe apenas competições masculinas e, nas Olimpíadas, as melhores surfistas do mundo, que não tem experiência no local, também estarão em ação. 

Deixe uma resposta