Soli Bailey é o primeiro atleta a representar a bandeira aborígene no CT

Em entrevista ao site australiano ABC, o top Soli Bailey revelou que será o primeiro surfista australiano a representar a bandeira aborígene no CT. Ele tem 23 anos e foi revelado em Byron Bay, na costa norte de New South Wales.

“Por mais que eu estivesse super empolgado para representar a Austrália e o que defendemos, esta também foi uma oportunidade para mostrar algum amor, e um pouco da minha cultura. Eu sou parte do povo Yaegl, que consistia em [pessoas] de Maclean até Coffs Harbour, e este é o país de Bundjalung. Eu sou um australiano indígena que vai competir contra o mundo”, disse ele.

O diretor regional da World Surf League, Will Hayden-Smith, disse que foi rápido em aceitar o pedido de Bailey.

“Estamos muito orgulhosos de ver os surfistas honrando sua herança. Nós vemos que é uma pequena coisa que podemos fazer para permitir que ele mostre do que se orgulha. Soli sempre foi uma criança extremamente humilde e gentil. Ele até me ligou no outro dia, só para conversar sobre um noivado para o qual o convidamos. É reservado, humilde e gentil. É uma qualidade realmente rara no Tour”, falou o dirigente.

Bailey admite que gostaria de aprender mais sobre sua herança indígena, que vem do lado materno da família.

“Estou realmente conectado no sentido de que tenho todos os meus amigos e familiares na minha área, mas acho que estou tão focado no que estou fazendo que não aprendi o suficiente sobre a minha cultura. Eu acho que há muitas pessoas assim, que têm uma herança indígena e simplesmente não tiveram tempo para aprender o suficiente e aprender mais e mais, mas é uma parte muito especial de mim”.

Questionado sobre a expectativa para a sua primeira temporada na elite mundial, o atleta mostrou estar confiante.

“Acho que vai ser um ano bem sólido. Quem sabe, talvez, eu possa sair como o novato do ano, Top 10, Top 5?. Competir com os melhores surfistas do mundo em alguns dos destinos e ondas mais surpreendentes que temos, será realmente emocionante”, finalizou Soli.

FonteABC News.

Deixe uma resposta