WSL destaca ‘sonho de infância’ e cria troféu inédito para etapa final do Challenger Series 2023 em Saquarema

WSL destaca ‘sonho de infância’ e cria troféu inédito para etapa final do Challenger Series 2023 em Saquarema

Vivenciar histórias e realizar sonhos se tornou uma marca para a cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro. Entre os dias 14 e 21 de outubro, o município fluminense terá uma nova oportunidade de eternizar o momento na vida de diversos surfistas, que participarão do Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil, etapa final do Challenger Series 2023 e que definirá os classificados para a elite do surfe. Por isso, a World Surf League (WSL), em parceria com a PB Arts, preparou um troféu inédito para destacar as conquistas dos atletas.

Criado a partir de uma Toy art (“brinquedo de arte”), a taça faz conexão com o caráter decisivo do campeonato, que vai confirmar os dez homens e as cinco mulheres pelo ranking global que estarão no Championship Tour 2024. A inspiração para conceituar o prêmio surgiu através da representação do sonho de infância dos surfistas, que é alcançar o principal campeonato da WSL, além dos toys remeterem a um período de ambições e aspirações.  

“Chegar ao Championship Tour é um desejo de todos os surfistas, que nutrem este sentimento desde crianças. O troféu representa uma arte que imita o brinquedo, item que  alude à infância, momento de sonhos das crianças. Os atletas querem realizar esse sonho e a WSL enxergou uma oportunidade para coroar a conquista de maneira especial”, comenta Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina. 

No processo criativo da troféu, é destaque a presença de Munny, um dos toys produzidos e pintados pela empresa de arte, sutilmente voltado para a prancha, simbolizando a conquista dos campeões, que alcançaram o sucesso graças ao equipamento. As peças foram esculpidas em resina oca ao invés de gesso maciço e a base, normalmente de mármore, foi substituída por madeira, também para colaborar com o peso. Além disso, cada item traz a assinatura da PB Arts e é inspirado nas ondas do mar ao mostrar a força das águas contra as pranchas. 

“Participar dessa colaboração foi uma experiência gratificante, e espero que possamos ter mais oportunidades como esta no futuro. A WSL entrou em contato conosco para discutirmos o projeto e surgiu a ideia de concebermos troféus inéditos com a nossa marca para o surfe”, afirma Lucas Bueno, artista plástico e proprietário da PB Arts Gallery.

Criada em 2021 pelos amigos Rafael Pippa e Lucas Bueno, a PB Arts cria peças e coleções únicas e disruptivas a mão com diferentes formatos. Com produtos que não se apegam a regras e rótulos, os artistas em 2022 e 2023 foram convidados a idealizar itens exclusivos para ambientar a casa do reality show Big Brother Brasil.

A colaboração com diversos estilos artísticos não é novidade para a WSL, que possui trabalhos voltados à arte gráfica e, agora, esculturas. Também para o evento, a Liga divulgou o pôster oficial da competição, com destaque para a paleta de cores vibrantes, conexão com a natureza e toques surrealistas. Inspirada pela cultura brasileira e pela energia do surfe, a ilustração foi feita pelo artista Rogério Puhl.

Deixe uma resposta