Lucas Fink se prepara para campeonato mundial e corrida Redbull Wings for Life

O surfista Lucas Fink está se preparando intensamente para o campeonato mundial de surfe, que será realizado em breve. Mas sua rotina de treinos não se resume apenas às ondas: Fink também está focado na corrida Redbull Wings for Life, que acontece em São Paulo, no próximo dia 07 de maio.

Fink, que é natural do Rio de Janeiro e atleta patrocinado pela Mormaii, é conhecido por seu estilo agressivo nas ondas e por sua determinação em alcançar seus objetivos. Além de treinar diariamente no mar, ele também está dedicando tempo para melhorar sua resistência física e sua velocidade na corrida.
 

“O campeonato mundial de surfe é uma das competições mais importantes do mundo para mim, e estou me preparando há meses para estar no meu melhor nível”, disse Fink. “E participar da Wings for Life é um esforço físico diferente, não há linha de chegada pré-definida. Mas o propósito central da corrida ajuda e muito na superação dos meus limites ano após ano”.
 

A Redbull Wings for Life é uma corrida de rua beneficente que acontece em diversos países ao redor do mundo. A corrida tem uma particularidade: não tem linha de chegada. Em vez disso, os corredores são perseguidos por um carro que avança gradualmente, e a corrida termina quando o carro alcança o último participante.

Confira a entrevista.

Primeiramente, você é um surfista/atleta profissional da categoria de skimboard e agora também pratica a mesma categoria em ondas gigantes. Como você se prepara fisicamente para isso? Quais são as maiores diferenças entre o skimboard que você praticava e agora as ondas gigantes? Tem alguma preparação física diferente?
 

Fink: Desde que me profissionalizei em 2016, venho me dedicando intensamente cada vez mais à preparação fora d’água, tanto na parte física, mental e emocional. Isso fez toda a diferença nas conquistas dos 2 Títulos Mundiais que tenho até o momento e, obviamente, também na minha estreia nas ondas gigantes, onde o treinamento mudou muito.

Aumentou bastante o treinamento com ênfase nos membros superiores, no controle da respiração e da apneia com o aprendizado e prática de técnicas que não são tão necessárias na prática do Skimboard à beira-mar. Como sou movido por desafios, encarei de forma muito aberta essa nova realidade na minha preparação, que complementa muito bem a minha performance não apenas nas ondas gigantes.
 

E no caso de uma corrida como o Wings for Life? Tem alguma diferença na preparação para uma corrida?

Fink: Meu dia a dia de treinos do Skimboarder convencional já me traz um ótimo condicionamento no que diz respeito à corrida, visto que sem ela não existe a prática. Porém, são tiros curtos, entre 10 e 30 metros, onde busco alcançar o máximo de velocidade e potência até pisar na prancha e seguir focado em fazer manobras nas ondas. Faço isso durante horas, sempre com intervalos que variam de acordo com a chegada da próxima onda. Ainda não medi quantos metros/quilômetros eu corro a cada treino, mas estou bem curioso e farei isso em breve.

Esse esforço físico é bem diferente em uma corrida como a Wings For Life, onde não há linha de chegada pré-definida. Nesse caso, a minha estratégia é administrar a energia para alcançar o máximo de quilômetros possíveis, e o propósito central da corrida ajuda muito na superação dos meus limites ano após ano.
 

Em quais aspectos e funcionalidades um relógio funcional te ajuda nessa preparação? E tem alguma dica de como você usa o relógio e poucas pessoas sabem e indicaria?

Fink: Tanto no meu dia a dia de treinos quanto numa corrida como a Wings For Life, o relógio funcional traz diversas informações extremamente relevantes sobre a performance que ajudam muito o acompanhamento do que foi planejado. Nos treinos, costumo monitorar meus batimentos cardíacos para estar sempre próximo do meu máximo e, para a corrida, vou fazer uso desse recurso, associado ao cronômetro, para manter uma média alta e assim conseguir um bom pace


Você tem um preparador físico? Quais são os principais tipos de exercícios que você faz para se preparar?
Fink: Desde 2017, eu venho fazendo um trabalho muito consistente e totalmente personalizado com Guto Bayard, do Studio Ipanema Pilates. Ele não só cuida da minha preparação física, mas também tem colaboração efetiva no meu aprimoramento técnico, pois estuda profundamente os vídeos das sessões de treino, focando em aprimorar meus movimentos nas manobras corriqueiras e também em me preparar para as novas. Fomos bicampeões mundiais juntos e ele também é responsável pela minha preparação para surfar as maiores ondas do mundo com meu skimboard, inclusive indo a Nazaré todo ano para cuidar pessoalmente da preparação para isso.

Além dele, conto com o fisioterapeuta Pedro Cavalcanti, da FisioGo, o quiroprata Lucas Reich, da Casa da Coluna, o Márcio Libar e o Fernando Gonçalves, da Cinco Pilares, na minha preparação mental e também com ortopedistas, dermatologistas e nutricionistas atuantes na comissão técnica que cuida da parte de alta performance do meu projeto esportivo.


Qual dica você daria para aqueles que querem aprender a surfar ou começar no surfe? É preciso aprender algo específico previamente ou se dedicar a algo específico?

Fink: Hoje em dia, recomendo procurar uma boa escola de surf com profissionais capacitados e comprometidos com a segurança e a diversão, elementos básicos para que a evolução aconteça continuamente.

No caso do skimboard, meu esporte, não é diferente e, desde 2020, entre meus projetos principais de difusão do esporte, está o Lucas Fink SkimCamp, uma escola de iniciação e desenvolvimento bem localizada no Posto 11 da Praia do Leblon, no Rio de Janeiro, onde fui criado e dei meus primeiros passos no esporte.

Por fim, a dica de ouro, que serve para qualquer esporte ou desafio na vida, é ser persistente e consistente, esforçar-se ao máximo para melhorar todos os dias um pouco e desfrutar da jornada sem pensar no seu fim, pois o esporte é para a vida toda!


Após a corrida, tem alguma viagem ou competição que irá? Quais são seus próximos passos?

Fink: Sigo no Brasil firme e focado na minha preparação para a defesa do Título Mundial, que terá seis etapas disputadas nos EUA, entre julho e setembro. A Corrida Wings For Life é um evento que já incluí nessa preparação, pois me faz superar meus limites e também contribuir com a sua causa, que é extremamente nobre!

Depois do Circuito Mundial, em outubro, retorno ao Brasil para mais uma série de compromissos antes de ir para mais uma temporada de Ondas Gigantes em Nazaré – Portugal, onde pretendo seguir superando meus limites e surfar uma ou mais ondas acima dos 60 pés (20 metros).

Deixe uma resposta