CBSurf PRO 5º DIA – 16 homens e 12 mulheres continuam na competição


A chuva voltou a Maceió e com ela muito vento, único vento que atrapalhou de fato as condições nestes dias de competição, por isso, o diretor de prova Otávio Lima optou por aguardar uma hora para dar início aos confrontos, decisão tomada depois dele analisar as previsões através dos gráficos disponíveis, essa deliberação se mostrou acertada, já que por volta das 9:00hs chuva e vento diminuíram e os melhores surfistas do Brasil entraram na água. 

A EXPERIÊNCIA VENCIDA PELA JUVENTUDE

A primeira bateria a entrar na água foi a 9ª do 4º round, uma bateria de características paradoxais se levarmos em consideração que nela estavam os dois extremos da competição, Paulo Moura, o surfista mais velho da etapa com 42 anos e Luan Ferreyra, o mais jovem do evento com apenas 15 anos.

Depois de passar duas fases na primeira colocação, Paulo se viu no outro extremo da situação, Luan, o garoto pernambucano mais jovem da competição se impôs diante de todos, dentre eles o ídolo de seus pais, uma das maiores referencias do surfe pernambucano, Paulo Moura. Na bateria dos paradoxos, avançaram Luan Ferreyra e Yagê Araújo na 1ª e 2ª colocação respectivamente, Paulo se despede da competição voltando a assumir o cargo de vice-presidente. 

No confronto seguinte outro experiente e tarimbado surfista parava diante da irreverencia da juventude, com o mar menos alinhado a garotada tem uma pequena vantagem em virtude de estarem mais dentro d´água nestas condições do que os mais experientes, por consequência, eles vão lapidando um repertorio mais atrevido e lidam melhor com mares neste perfil. Em um momento de inconsistência sem poder aplicar seu refinado base e lip, Raoni foi derrotado pelos jovens Lucas Catapam e Thales Araújo. 

DUAS VIRADAS

O paulista Gabriel Klaussner, um dos maiores talentos da nova geração, surfista que nutre grandes expectativas ao meio, que tem fama de ser um passador de bateria nato, demorou a se encontrar nas duas baterias que surfou no dia de hoje, ele passou duas baterias virando nos minutos finais, no 4º round ele avançou na 2ª posição atrás do também promissor Cauã Costa que fez o maior somatório do dia 15.17 pontos, no 5º round Klaussner virou direto para a 1º posição, em uma bateria com pontuação muito apertada.

Neste round as baterias são formadas por três surfistas, Klaussner e Mateus Sena passaram respectivamente na 1ª e 2º posições com a mesma pontuação, 11.93 pontos, o critério de desempate definiu quem passaria em qual posição. Eles eliminaram Lucas Catapam, que ficou com menos de um ponto abaixo dos vencedores, ele somou 11.00 pontos.

image006.png

Fininho no free surf – Foto: Pablo Jacinto

CONSITENCIA

Cauã Costa vinha fazendo uma competição discreta, Thiago Camarão, Willian Cardoso, Alan Jhones, Hizunome Bettero, Glauciano Rodrigues e outros vinham atraindo os olhares mais atentos em virtude de suas performances, mas hoje, Cauã estabeleceu uma nova ordem, ele foi o primeiro surfista a fazer duas notas na casa dos oito pontos no mesmo dia, o surfe forte de Cauã se encaixou perfeitamente nas condições difíceis de hoje.  

CONFIRMANDO O FAVORITISMO

Messias Felix, Hizunome Bettero, Willian Cardoso, Alex Ribeiro, Michael Rodrigues e Ryan Kainalo são nomes com envergadura, eles confirmaram o favoritismo e avançaram para o penúltimo dia de competição colocando seus nomes entre os 16 melhores.

A IMPORTANCIA DOS ICONES

O campeão mundial Adriano de Souza foi eliminado na quarta posição de sua bateria em plena quarta-feira, Mineiro declarou ter vindo ao evento em Maceió para tentar se manter entre os cinquenta melhores até o final do ano, buscando entrar em sincronia com seu corpo para o ano que vem pensar em competir de verdade. Se o objetivo de Adriano é manter-se ativo, para outros atletas a presença de um campeão mundial é fundamental para a evolução e projeção dos mais jovens.

Glauciano Rodrigues, surfista que avançou na segunda colocação na bateria que Adriano foi eliminado disse: “Isso não vai mudar nada na vida do Mineiro, ele é um campeão mundial é um ídolo pra galera e pra mim foi uma honra ter ganhado dele”. Pílulas motivacionais como essa elevam ainda mais o nível de nossos surfistas, a presença de ícones é fundamental.  

AS MENINAS

Entre as meninas todas as favoritas avançaram, Tainá Hinckel, Yanca Costa e Silvana Lima se garantiram na fase mulher a mulher, mas, nenhuma delas alcançou a pontuação de Mariana Areno que anotou 14.27 no placar, marcando a maior pontuação do dia no feminino.  

ESTÁ ACABANDO

Amanhã a competição tem chamada às 8:00hs, a partir de agora todos os confrontos serão homem a homem, as meninas fazem uma fase de três e na seguinte começam a se enfrentar no formato mulher a mulher. A previsão é de vento muito fraco e ondas maiores do que o dia de hoje, 12 mulheres e 16 homens continuam na competição, o nível está muito alto, é impossível apostar em um nome neste momento, contudo, domingo está chegando e lá saberemos quem serão os campeões. 

Deixe uma resposta