WSL faz parceria com a campanha Glowing Glowing Gone da crise nos recifes de corais

A World Surf League (WSL) anuncia sua colaboração com o “Glowing Glowing Gone”, uma campanha global que defende maior financiamento e mais ações visando a conservação de recifes de corais, destacando o perigo mundial sinalizado pelos corais fluorescentes. Com o compromisso da WSL para deixar os lugares de cada evento do Championship Tour (CT) melhores do que antes dos campeonatos, esta campanha está focada em aumentar a conscientização sobre a crise enfrentada pelos recifes de corais, enquanto já tomava medidas na Polinésia Francesa, apoiando projetos locais para restaurar esses habitats.

A colaboração inclui um “takeover” completo do Tahiti Pro apresentado pela Hurley, para incorporar as cores exatas dos corais fluorescentes em toda a programação visual do evento. A gama personalizada de cores do coral “brilhante” foi criada pelos parceiros da campanha, Adobe e Pantone, a partir de imagens tiradas pela Agência dos Oceanos na Nova Caledônia. As três cores – Amarelo, Azul e Roxo florescentes – serão utilizadas inclusive nas lycras de competição, que, pela primeira vez, não terão as cores padrão de todas as etapas do World Surf League Championship Tour.

A campanha “Glowing Glowing Gone” é uma iniciativa conjunta da The Ocean Agency com a ONU Environment e inclui algumas das maiores organizações de conservação do mundo. A campanha é apoiada pelos patrocinadores do Tahiti Pro,  Hurley, Jeep e Corona. Em 2016, uma equipe da Ocean Agency fotografou uma das vistas mais espetaculares e raras da natureza, durante as filmagens do documentário Original da Netflix, ‘Chasing Coral’.

Um recife de coral situado na Nova Caledônia estava “brilhando” em cores vivas incrivelmente raras, devido a uma onda de calor subaquática. Os corais estavam produzindo substâncias químicas de cores vivas que atuam como filtro solar, em uma tentativa desesperada de sobreviver às altas temperaturas da água. Esse fenômeno de coral brilhante, chamado fluorescente, é um dos indicadores mais visíveis da crise climática e da ameaça existencial a ecossistemas inteiros, como os recifes de corais. No entanto, até agora, passou amplamente despercebido.

A WSL e a WSL PURE estão comprometidas com a ação para enfrentar a crise climática e seus efeitos sobre o habitat costeiro, como os recifes de corais da Polinésia Francesa. Esses recifes estão sob pressão de muitas causas relacionadas ao homem, principalmente o aquecimento dos oceanos e a acidificação relacionada à mudança climática. Além da compensação da pegada de carbono de todo o evento no Taiti, incluindo viagens aéreas, a WSL está apoiando a Coral Gardeners, uma organização sem fins lucrativos liderada por jovens, que está ativamente restaurando os recifes de corais na região.

“Estamos empolgados em aumentar a conscientização sobre a difícil situação dos recifes de coral ao redor do mundo, bem como apoiar o impacto real na Polinésia Francesa”, disse Sophie Goldschmidt, CEO da WSL. “A campanha Glowing Glowing Gone chama a atenção para a causa e soluções globais, enquanto o Coral Gardeners está fazendo uma diferença positiva na restauração dos recifes próximos. A WSL tem orgulho em fazer parceria com ambas as organizações”.

“O futuro dos recifes de corais do mundo está na balança, ameaçando tanto a vida marinha, quanto centenas de milhões de pessoas que dependem deles para alimentos, subsistência e proteção costeira”, diz Gabriel Grimsditch, especialista em recifes de corais da ONU. “Ao apoiar a campanha Glowing, a World Surf League está liderando o caminho para ajudar a alertar a atenção global para a crise enfrentada pelos corais”.

“Estamos entusiasmados com o compromisso da World Surf League, em tornar seus eventos neutros em carbono e livres de plásticos descartáveis, além do seu apoio à campanha Glowing”, disse Richard Vevers, fundador e CEO da Ocean Agency. “A WSL tem alcance e influência para aumentar a conscientização e os fundos para a restauração de recifes de coral, causando um impacto positivo tangível através de eventos, atletas e conteúdo. O apoio da WSL à campanha Glowing certamente nos ajudará a alcançar a missão de ser a primeira geração preocupada em salvar ecossistemas”.

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