Time Brasil é destaque na estreia do surf nos Jogos Pan-Americanos de Lima

Um dia histórico para o surf e mais uma vez o Brasil em destaque. A modalidade fez a sua estreia nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, nesta segunda-feira (29) e os brasileiros asseguraram vitórias em suas primeiras apresentações nas ondas de Punta Rocas. O paulista de São Sebastião, Robson Santos, venceu o equatoriano Israel Barona, com direito à melhor onda até o momento, 7,5 e a maior média da categoria, 14,5 pontos de 20 possíveis. 

Já Karol Ribeiro, de Cabo Frio, superou a panamenha Enilda Alonso, numa decisão apertada – 8,90 a 8,77. Os dois atletas do Time Brasil já avançaram para o Round 2.

“Consegui competir bem, consegui me sair bem e agora vamos para cima. Me deu confiança”, vibrou Robson, falando da ansiedade da estreia do surf. “Sempre bate o nervosismo, mas o importante é manter a calma, fazer o que a gente treinou. Só entrar na água e surfar, esquecer o que tem em volta. A partir disso, as coisas fluem melhor”, complementou. Karol também falou da vitória no primeiro round. “Estou muito feliz em estar aqui, na estreia do surf. Não consegui surfar 100% ainda, mas na próxima vou me soltar mais”, disse a surfista.

Nesta terça-feira, os campeões mundiais, Luiz Diniz, de Guarujá, e Nicole Pacelli, que também mora em São Sebastião, competem na categoria Stand Up Paddle (SUP) wave. 

O Time Brasil também conta com Lena Ribeiro, de Arraial do Cabo/RJ, e Vinnicius Martins, de Búzios/RJ, no SUP race. Nesta segunda-feira, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, acompanhou as disputas do surf pessoalmente em Punta Rocas, junto com o presidente da CBSurf, Adalvo Argolo, e conheceu de perto toda a grande estrutura criada para a competição. 

Vale lembrar que o surf fará a sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. No Pan, estão previstos sete dias de disputas, até o dia 4 de agosto. No Peru, o Time Brasil conta com todo o suporte do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em parceria com a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), com o apoio de médico, fisioterapeuta, chef de cozinha e até advogado, uma vez que a sede do surf fica distante da Vila Olímpica e a delegação está instalada na Casa Surf, em Punta Rocas, para facilitar toda a logística nas disputas. 

FOTOS DIVULGAÇÃO – CBSURF

Deixe uma resposta