Cinco brasileiros já estão entre os 24 finalistas do US Open

Cinco brasileiros já estão entre os 24 surfistas que vão disputar classificação para as oitavas de final do tradicional Vans US Open of Surfing em Huntington Beach, na Califórnia, Estados Unidos. O paulista Alex Ribeiro foi o primeiro a avançar nas cinco baterias da terceira fase que fecharam a segunda-feira e outros dez ainda vão disputar vagas nas que ficaram para abrir a terça-feira do segundo QS 10000 do ano no WSL Qualifying Series. O paranaense Peterson Crisanto e o capixaba Krystian Kymerson passaram juntos na mesma bateria, o cearense Michael Rodrigues venceu a seguinte e o catarinense Yago Dora se classificou na última do dia.

O US Open of Surfing está promovendo o primeiro evento combinado com status máximo QS 10000 para homens e mulheres na história do WSL Qualifying Series. O masculino começou no domingo e uma verdadeira maratona de 37 baterias foram disputadas nos dois primeiros dias, para aproveitar as boas condições das ondas do início da semana em Huntington Beach. Na segunda-feira, a competição prosseguiu até a quinta bateria da terceira fase, iniciada com um terço de brasileiros entre os 48 classificados, dezesseis no total.

Muitos se destacaram durante o dia, como o paulista Thiago Camarão, que carimbou a faixa do atual bicampeão do US Open, na primeira defesa do título do japonês Kanoa Igarashi na segunda-feira. Mas, ele passou em segundo nessa e vai competir na única bateria sem brasileiros, entre as sete que restaram para fechar a terceira fase. Camarão entra no confronto anterior ao dele com mais dois paulistas, Miguel Pupo e Weslley Dantas, e o australiano Liam O´Brien também brigando por uma das duas vagas.

“É muito bom começar bem um campeonato e essa foi a primeira vez que eu consegui vencer o Kanoa (Igarashi), que é um surfista muito bom”, disse Thiago Camarão. “Estou feliz por surfar bem, mas também tive que usar a inteligência nessa bateria, que para mim foi o mais importante. Eu tenho surfado aqui todos os dias, usando pranchas menores que são melhores para essas ondas e estou muito feliz por ter dado tudo certo na bateria. Espero que continue assim nas próximas”.

A bateria com participação tripla do Brasil do Thiago Camarão com Miguel Pupo e Weslley Dantas não será a única dos confrontos que restaram da terceira fase. A deles é a sétima, a segunda a entrar no mar na terça-feira, depois de Caio Ibelli abrir o dia contra o número 1 do mundo, o líder do CT, Kolohe Andino, o australiano Kalani Ball e Joshua Burke, de Barbados. Na décima, serão dois tops da elite da World Surf League, o campeão mundial Adriano de Souza e Willian Cardoso, com o pernambucano Luel Felipe e o australiano Reef Heazlewood.

Antes, na nona, o campeão do primeiro QS 10000 do ano na África do Sul, o paulista Deivid Silva, enfrenta Matt Wilkinson que barrou o líder do ranking do WSL Qualifying Series, Jadson André, na estreia do potiguar no US Open of Surfing, o também australiano Morgan Cibilic e o havaiano Barron Mamiya. Além dele, dois catarinenses vão disputar as últimas vagas com surfistas de outros países. Tomas Hermes entra na penúltima bateria com o americano Griffin Colapinto, o francês Joan Duru e o australiano Jordan Lawler. E o jovem Mateus Herdy fecha a terceira fase contra dois norte-americanos, Conner Coffin e Jake Marshall, e o sul-africano Dylan Lightfoot.

Deixe uma resposta