Erro no PASA Games pode custar a vaga de Phil Rajzman nos Jogos Pan-Americanos

Uma sequência de falhas pode ter resultado na eliminação do bicampeão mundial de longboard Phil Rajzman na última sexta-feira (7), no PASA Games 2018, os Jogos Pan-Americanos de Surf realizados em Punta Rocas, Peru. O brasileiro chegou à semifinal contra Lucas Garrido, Robert Ferrer e Surfiel Gil e teria seguido rumo à disputa do terceiro título do evento se não fosse protagonista de erros graves de julgamento, conforme postou no Instagram. 

Ele surfou cinco ondas e teve somente a nota do primeiro drop divulgada na bateria, ao contrário de todos os outros competidores. Ao sair da água, já com a derrota anunciada, ele percebeu que os atletas estavam indignados com o resultado e pediu para conferir as notas. O brasileiro tinha uma nota 8.17 na segunda onda e precisava de 5.06 para passar para a final. A onda que seria a da virada começou com um hang ten logo no drop e levantou a torcida na areia. No entanto, a nota dada pelos juízes para sua melhor onda foi 4.50, insuficiente para que ele seguisse na competição.

 

A contestação foi unânime entre os torcedores, atletas e a CBSurf, que protocolou um protesto formal para análise de vídeo da onda. O pedido de revisão é um processo válido pelas regras da ISA (International Surfing Association) e todas as ondas devem ser filmadas durante a bateria para evitar que um atleta seja prejudicado por falha humana no julgamento. Acontece que, sem cumprir a regra, a organização não possuía a onda do brasileiro filmada desde o início e, mesmo afirmando que teriam subavaliado a onda, não puderam voltar atrás.

“O que aconteceu foi uma falha tecnológica. A organização da PASA deveria ter quatro câmeras disponíveis para o replay dos juízes, porque se tem quatro surfistas na água, pode acontecer de surfarem ondas seguidas e eles precisam de todas as câmeras. O problema é que eles não tinham todas as câmeras e só filmaram metade da onda do Phil”, disse Rosaldo Cavalcanti, Representante da CBSurf.

A chance de participar do Pan-Americano depende agora do resultado no Campeonato Mundial de Longboard da ISA, principal plataforma de classificação para o evento principal. Ele precisará ser o melhor das Américas para garantir sua participação.

Deixe uma resposta