Um ano sem o grande Ricardo Dos Santos

No dia 19 de janeiro de 2015 quando todos ainda comemoravam o primeiro título mundial de surfe do Brasil com Gabriel Medina, recebemos uma péssima noticia. Muitos não acreditavam na informação que Ricardo dos Santos, um dos melhores tube riders do mundo, havia sido baleado por um policial militar na Guarda do Embaú (SC), onde morava.

Depois de uma incrível guerra pela sobrevivência, passando por quatro cirurgias, Ricardinho não resistiu e faleceu no dia seguinte, no Hospital Regional de São José (SC).

Considerado um dos surfistas mais talentosos da nova geração brasileira, o surfista não teve a oportunidade de atingir seu sonho e se tornar um integrante da elite do surfe mundial.  Tudo aconteceu depois de um desentendimento com o policial Luis Paulo Mota Brentano, que estava de folga. Brentano – que havia ingerido uma grande quantidade de álcool – parou o carro em frente à casa do surfista, sobre uma mangueira, atrapalhando uma obra que era realizada no local.

Segundo Mauro da Silva, tio de Ricardinho, o atleta pediu para que o policial se retirasse, e foi baleado. O surfista foi atingido por dois tiros. Um deles o atingiu pelas costas. O outro acertou o lado esquerdo do corpo e saiu pelo direito, atingindo vários órgãos.

A morte de Ricardinho gerou uma grande repercussão na mídia brasileira e internacional, sendo muito lamentada pelos principais surfistas de todo mundo.

Destaque nos campeonatos

Suas aparições nas etapas da elite do surfe se deram pelo fato de sempre ter ido bem nos Trials – competição classificatória que dá chance de surfistas convidados disputarem os eventos.

Ricardo-dos-Santos_Pipeline_Canavarro-1-of-2_baixa
Ricardo dos Santos fazendo seu freesurf em Pipeline, no Hawaii (Foto: Canavarro)

Seus melhores desempenhos aconteceram em Teahupoo, no Taiti, pico de ondas fortes, grandes e tubulares. Em 2012, ele até recebeu o Prêmio Andy Irons por conquistar o bicampeonato do qualificatório da etapa. Também foi em 2012 que Ricardinho alcançou sua melhor posição no ranking do WSQ: terminou na 62ª colocação. Sua ultima competição na elite foi em dezembro de 2013, quando acabou eliminado na primeira rodada do Pipe Masters, última etapa do Mundial, realizada na costa norte da ilha de Oahu, no Havaí.

Amizades no esporte

Mineirinho-938x535
Mineirinho comemorando o título mundial de surf e em seu braço direito a tatuagem em homenagem a Ricardinho

O catarinense sempre conhecido por seu bom humor dentro e fora do mar deixou grandes amizades no esporte. Destaque para sua ligação com o atual campeão mundial, Adriano de Souza, que fez uma tatuagem em homenagem ao falecido amigo.

A admiração de Ricardinho por Mineirinho era semelhante ao tamanho das ondas que o surfista catarinense surfava pelo mundo – gigante. Mineirinho era um ídolo para Ricardinho e, segundo o seu padrinho, Andrei Malhado, quando os dois se conheceram, em 2007, a primeira impressão o deixou boquiaberto.

O big rides também foi homenageado na etapa de Teahupoo, do ano passado, por todos os surfistas, assim como membros da Liga Mundial de Surfe, em uma grande roda no mar, durante a cerimônia de abertura da sétima etapa da WLS.

229956fc27ea4c6cab045867feda1f23_XL.jpg
Membros da WSL fazem homenagem para Ricardinho em Teahupoo (Foto: WSL)

 

 

Por: João Otávio Vieira

Deixe uma resposta