Chile promove duas etapas da WSL South America

O Chile vai sediar duas etapas seguidas do WSL Qualifying Series 2018 promovidas pela WSL South America neste mês de maio. A primeira delas marca a volta de Iquique ao calendário mundial após 25 anos, com o “Heroes de Mayo Iquique Pro”, evento com status QS 1500 para homens e mulheres nos dias 21 a 26 nas praias El Colegio e La Punta. E na semana seguinte, de 29 de maio a 03 de junho, acontece o já tradicional QS 3000 Maui and Sons Arica Pro Tour, só para os homens competirem na perigosa onda de El Gringo, em Ex Isla Alacrán.

Esta será a nona edição do Desafio de Arica, que estreou no calendário do WSL Qualifying Series em 2009. A história começou com uma final peruana, que foi repetida no ano passado. Alvaro Malpartida participou das duas decisões e também na de 2013, quando conquistou o título de campeão nos tubos de El Gringo. Mas, perdeu o primeiro para Gabriel Villaran e o de 2017 para Tomas Tudela, quando tentava um inédito bicampeonato no Maui and Sons Arica Pro Tour.

Tomas Tudela é um dos mais de 100 surfistas de vários países que já confirmaram participação no evento, que prossegue com as inscrições abertas no sistema online da WSL South America – www.wslsouthamerica.com – tanto para o Maui and Sons Arica Pro Tour, como para o Heroes de Mayo Iquique Pro. O desafio nos tubos de El Gringo tem status QS 3000 e a vitória vale 3.000 pontos para o ranking mundial do WSL Qualifying Series, com o campeão também marcando 1.000 pontos na disputa pelo título sul-americano da WSL South America.

Em Iquique, as etapas masculina e feminina têm nível QS 1500 e os vencedores do Heroes de Mayo Iquique Pro recebem 1.500 pontos para computar no WSL Qualifying Series, além de 1.000 pontos também para o ranking sul-americano da WSL South America. A volta de Iquique ao Circuito Mundial após 25 anos da única etapa disputada na cidade em 1993, vai comemorar o trigésimo aniversário do “Heroes de Mayo”, o campeonato de surfe mais antigo do Chile, que sempre recebia os melhores surfistas da América do Sul na década de 90.

Deixe uma resposta

Mostrar botões
Esconder botões