Condições épicas na Urca do Minhoto

A onda mágica da Urca do Minhoto voltou a aparecer. Depois do swell que apresentou o pico ao mundo, a laje na costa do Rio Grande do Norte voltou a funcionar proporcionando ondas de até 5 metros e condições clássicas.

No último sábado, os big riders Danilo Costa, Rodrigo Resende, Pedro Calado e Fabinho Gouveia surfaram as maiores ondas já registradas no Brasil e fizeram a festa dos fotógrafos locais.

– Foi a minha primeira vez na Urca. Gostei muito. É uma onda de nível internacional. No swell da semana passada, eu estava em Noronha, então perdi aquilo tudo. É uma onda muito rápida, melhor para ser surfada em town-in (técnica na qual o surfista é rebocado por um jét-ski). Eu fui de prancha grande e tive alguma dificuldade, porque é uma onda oca – explicou Fabinho.

A Urca do Minhoto foi descoberta oficialmente no fim dos anos 80 por Armando Diniz, surfista local de Natal, após dicas de um mergulhador que na época trabalhava na plataforma da Petrobras. A água do pico é considerada uma das mais claras do mundo e perfeita para o mergulho. As cidades mais próximas do point são Galinhos e Guamaré, na microrregião de Macau. Somadas, a população das duas cidades não passa de 17 mil habitantes, o que torna a aventura ainda mais selvagem.

Foto: Alexandre Alessy/ Marcolini Filmes/Diego Noronha

Deixe uma resposta