Quartas de final definidas do São Chico ECO Festival

O São Chico ECO Festival foi iniciado em ondas difíceis para surfar na sexta-feira na Prainha e a grande surpresa foi a eliminação da equatoriana Dominic Barona, que lidera o ranking regional da WSL South America e tinha chegado nas semifinais em todas as outras cinco etapas disputadas, antes de São Francisco do Sul. Ela foi barrada pelas experientes Diana Cristina e Taís Almeida na primeira disputa por vagas nas quartas de final. Já na categoria Pro Junior, para surfistas com até 18 anos de idade, as favoritas ao título sul-americano que será decidido em Santa Catarina, venceram suas primeiras baterias, as peruanas Sol Aguirre e Daniela Rosas e as brasileiras Tainá Hinckel e Maju Freitas.

Dependendo das condições do mar e do tempo, o São Chico ECO Festival pode até ser encerrado neste sábado. Sol Aguirre é a atual campeã sul-americana e largou na frente na busca pelo bicampeonato, vencendo a etapa encerrada domingo passado nas ondas da sua casa, em Lobitos. Em São Francisco do Sul, a peruana ganhou a bateria que inaugurou o primeiro evento promovido pela embaixadora do surfe feminino na WSL South America, Marina Werneck, em condições bem diferentes das que costuma surfar.

A jovem peruana ganhou o título sul-americano de 2017 também em Santa Catarina, impedindo que a catarinense Tainá Hinckel conquistasse o bicampeonato em casa na Guarda do Embaú. Na etapa de Lobitos, Sol Aguirre fez uma final peruana com Daniela Rosas, com ambas barrando as brasileiras Tainá e Maju Freitas nas semifinais. Além de definir a campeã de 2018, no São Chico ECO Festival também está em jogo as duas vagas para o Mundial Pro Junior da World Surf League, que será realizado na primeira semana de dezembro na Ilha Taiwan.

Tainá e Maju ganharam as duas baterias 100% brasileiras da categoria Pro Junior na sexta-feira e precisam de um resultado melhor do que o das duas peruanas, pois Daniela Rosas também estreou com vitória na disputa pelas duas últimas vagas para as quartas de final. No sábado, Sol Aguirre disputa a primeira bateria com a brasileira Rafaella Teixeira. A segunda será entre Maju Freitas e a argentina Catalina Mercere. Na terceira, Taina Hinckel enfrenta Isabela Saldanha. E a última vaga para as semifinais será disputada por Daniela Rosas e Julia Duarte.

BATERIAS QUE ABREM O SÁBADO EM SÃO FRANCISCO DO SUL:

QUARTAS DE FINAL DO PRO JUNIOR

1. Sol Aguirre (PER) x Rafaella Teixeira (BRA)

2. Maju Freitas (BRA) x Catalina Mercere (ARG)

3. Taina Hinckel (BRA) x Isabela Saldanha (BRA)

4. Daniela Rosas (PER) x Julia Duarte (BRA)

QUARTAS DE FINAL DO QS 1500 – Derrota=5.o lugar com 420 pontos:

1. Diana Cristina (BRA) x Yanca Costa (BRA)

2. Taís Almeida (BRA) x Monik Santos (BRA)

3. Melanie Giunta (PER) x Julia dos Santos (BRA)

4. Lucia Martino (ESP) x Gilvanilta Ferreira (BRA)

Deixe uma resposta