Huanchaco Repalsa Longboard Pro começa sexta-feira no Peru

O Huanchaco Repalsa Longboard Pro apresentado pela Motorola no Peru, vai definir os campeões sul-americanos da temporada 2017 da WSL South America nesta sexta-feira e sábado em Trujillo, no litoral norte do país andino. Os 28 concorrentes ao título masculino e as dez participantes da categoria feminina, já estão escalados para estrear nas ondas de El Elio, no balneário de Huanchaco. A primeira chamada da sexta-feira será às 8h00 no Peru, 10h00 no fuso horário de Brasília, e o evento será transmitido ao vivo pelo worldsurfleague.com.

A disputa pelo título masculino vai reunir competidores de sete países. A maioria é do Peru e do Brasil, com dez representantes cada. A Argentina, Uruguai e Venezuela, participam com dois longboarders e a Costa Rica e Equador com um. Entre as concorrentes ao troféu de campeã sul-americana, cinco são do Brasil e três do Peru. Duas norte-americanas também se inscreveram para brigar pela premiação, mas não pontuam no ranking da WSL South America.

Se a comissão técnica decidir iniciar a sétima edição do Huanchaco Repalsa Longboard Pro pela categoria masculina, o atual campeão mundial, Phil Rajzman, vai abrir a competição. Ele é o cabeça de chave número 1 e foi escalado na primeira bateria, junto com o também brasileiro Alexandre Escobar e o costa-ricense Anthonny Flores. Já o também bicampeão mundial Piccolo Clemente, que já venceu esse campeonato três vezes em incríveis cinco finais disputadas em casa, está na quinta bateria. Seus primeiros adversários serão o também peruano Juan Jose Corzo e o uruguaio Ignacio Pignataro.

Caso o Huanchaco Repalsa Longboard Pro comece pela categoria feminina, a atual líder do ranking mundial da World Surf League, Chloé Calmon, fará a sua estreia na etapa peruana do Longboard Qualifying Series (LQS) na primeira bateria da sexta-feira. Será um confronto 100% brasileiro com Isabela Panza e Monique Pontes. Já a pernambucana Atalanta Batista, bicampeã sul-americana de 2014 e 2015 nas duas últimas edições do Mundial de Huanchaco, fará sua primeira defesa do título na quarta e última bateria, contra a norte-americana Kaitlin Maguire e a peruana Ana Camila Kaspar.

O Huanchaco Repalsa Longboard Pro é um dos campeonatos mais tradicionais do mundo na modalidade praticada em pranchões, como nos primórdios do surfe. A primeira edição aconteceu em 2010 e só não foi realizado no ano passado. O primeiro campeão foi o brasileiro Rodrigo Sphaier, batendo Piccolo Clemente na bateria final. O peruano festejou seu primeiro título sul-americano em 2011, mas no ano seguinte perdeu de novo, para Jeferson da Silva.

Em 2013, a decisão foi brasileira e Rodrigo Sphaier se tornou o primeiro bicampeão sul-americano da WSL South America com duas vitórias no Huanchaco Repalsa Longboard Pro. A grande final foi contra Phil Rajzman, que em 2014 voltou a ser derrotado por Piccolo Clemente. O peruano igualou o feito de Rodrigo Sphaier e em 2015 conquistou o inédito tricampeonato sul-americano derrotando Augusto Olinto na bateria final. As meninas só competiram nestes dois últimos anos e a brasileira Atalanta Batista ganhou as duas.

 

PRIMEIRA FASE DO HUANCHACO REPALSA LONGBOARD PRO:

CATEGORIA MASCULINA – 3.o=17.o lugar com 200 pontos e 4.o=25.o lugar com 185 pontos:

1.a: Phil Rajzman (BRA), Alexandre Escobar (BRA), Anthonny Flores (CRI)

2.a: Wenderson Biludo (BRA), Paulo Giachetti (BRA), Vilao Isidro (EQU), Belko Suarez (VNZ)

3.a: William Saldaña Diaz (PER), Surfiel Gil (ARG), Patrick Ribeiro (BRA), Ronald Reyes (PER)

4.a: Jefson Silva (BRA), Daniel Gil (ARG), Isaac Becerra Horna (PER)

5.a: Piccolo Clemente (PER), Juan Jose Corzo (PER), Ignacio Pignataro (URU)

6.a: Carlos Bahia (BRA), Jorge Vilchez (PER), Rivas Carlos (VNZ), Tamil Martino (PER)

7.a: Robledo Oliveira (BRA), Anderson da Silva (PER), Gabriel Nascimento (BRA), Dino Perez (PER)

8.a: Lucas Garrido Lecca (PER), Julian Schweizer (URU), Alex Leco Salazar (BRA)

CATEGORIA FEMININA – 3.a=9.o lugar com 300 pontos e 4.a=13.o lugar com 280 pontos:

1.a: Chloé Calmon (BRA), Isabela Panza (BRA), Monique Pontes (BRA)

2.a: Carolina Thun (PER), Marina Carbonell (BRA)

3.a: Maria Fernanda Reyes (PER), Aine Dwyer (EUA)

4.a: Atalanta Batista (BRA), Kaitlin Maguire (EUA), Ana Camila Kaspar (PER)

Deixe uma resposta