Huanchaco Repalsa Longboard Pro decide títulos sul-americanos no Peru

O Huanchaco Repalsa Longboard Pro apresentado pela Motorola no Peru, fecha a série de eventos da WSL South America em julho nesta semana. Os melhores longboarders do mundo vão voltar a desafiar as ondas de El Elio, perfeitas para a modalidade praticada em pranchões, como nos primórdios do surfe. As principais atrações são os bicampeões mundiais Piccolo Clemente e Phil Rajzman e a líder do ranking 2017 da World Surf League, Chloé Calmon, que pela primeira vez vai competir no Peru. O peruano e os brasileiros são algumas estrelas do evento, que volta a decidir os títulos sul-americanos da WSL South America. As eliminatórias começam na quinta-feira e os campeões serão conhecidos no sábado em Huanchaco.

O peruano Piccolo Clemente surgiu para o mundo competindo em casa no Huanchaco Repalsa Longboard Pro, realizado desde 2010 pelo Club Deportivo Olas Norte, que só não aconteceu no ano passado. O evento também classifica os representantes da América do Sul para disputar o título da World Surf League e foi assim que ele ganhou a chance para se tornar campeão mundial em 2013 e 2015. Neste ano, o título está sendo decidido em duas etapas e Piccolo Clemente ficou em quinto lugar na primeira, enquanto o atual campeão mundial, Phil Rajzman, divide a nona posição no ranking com outro brasileiro, Rodrigo Sphaier.

Os três sempre foram protagonistas nas longas esquerdas de El Elio. O retrospecto de Piccolo Clemente é o mais impressionante. Nas seis edições do Huanchaco Repalsa Longboard Pro, só não foi finalista em uma, na de 2013, ano que conquistou seu primeiro título mundial. O peruano perdeu a primeira final em casa para Rodrigo Sphaier em 2010. Em 2011, foi campeão contra Danilo Rodrigo, mas no ano seguinte Jeferson da Silva impediu o bicampeonato. Foi a última derrota, porque em 2014 e 2015, Piccolo colecionou mais dois títulos sul-americanos com vitórias nas últimas edições do Mundial de Huanchaco.

Na final de 2013, Rodrigo Sphaier se tornou o primeiro a ser bicampeão da WSL South America no Peru. Foi a primeira vez que Phil Rajzman decidiu o título do Huanchaco Repalsa Longboard Pro e em 2014 ficou perto de uma vitória inédita para a sua carreira de novo, contra Piccolo Clemente. Agora, Phil Rajzman chega no Peru com o status de ser o atual campeão mundial da World Surf League, repetindo o seu título de 2007 no ano passado na China.

CATEGORIA FEMININA – Em 2014, a decisão entre os dois últimos campeões mundiais, Piccolo Clemente e Phil Rajzman, aconteceu logo após a primeira final feminina da história do Huanchaco Repalsa Longboard Pro. Foi a estreia das meninas competindo nas ondas de El Elio e a brasileira Atalanta Batista está invicta no Peru. Assim como o peruano, a pernambucana conquistou o bicampeonato sul-americano da WSL South America em 2014 e 2015 com as vitórias em Huanchaco.

A carioca Chloé Calmon é forte candidata para acabar com o reinado de Atalanta Batista e Maria Fernanda Reyes é a aposta peruana para brigar pelo título nessa semana. Chloé ficou entre as três primeiras colocadas nas 24 competições que participou desde 2014 e não perdeu nenhuma nesse ano. Ela largou na frente na corrida pelo título mundial com vitória em Papua Nova Guiné e foi bicampeã na etapa do Longboard Qualifying Series (LQS) de Gaia, em Portugal. Agora, pela primeira vez vai competir no Huanchaco Repalsa Longboard Pro.

 

Deixe uma resposta