Fotógrafo Fred Pompermayer é o brasileiro mais premiado no mundo do surfe

Fotografar o surfe de ondas grandes pode ser simples como um lance de dados: sorte ou azar. Para o brasileiro Fred Pompermayer, fotógrafo especializado em surfe de ondas grandes, é sobre tomar a decisão mais correta na hora certa.

“Fotografia de onda grande é um pouco diferente. Não tem uma data, um cronograma para seguir. A gente tem que estar sempre preparado para arrumar a mala, pegar as coisas e partir. Então, durante a temporada de ondas grandes, aqui no Pacífico Norte, a gente tem que tomar a decisão se vai ou se não vai de última hora. Eu prefiro esperar até o último minuto. O que faz a diferença é você estar no lugar certo na hora certa. Porque tudo pode mudar, o vento pode mudar, o well pode baixar, a direção pode mudar”, afirmou ele.

Fred Pompermayer Extreme Team Photo 2003

Além dos prêmios e das diversas capas de revistas, Fred Pompermayer tem outra “conquista” na sua carreira de fotógrafo. Foi ele quem levou Maya Gabeira para surfar sua primeira onda grande, além disso, guardou por dez anos a prancha usada por ela na época. Em novembro de 2007, comentava-se sobre um swell histórico no Tahiti. O fotógrafo passou a mão no telefone e pediu que Maya arrumasse suas malas para surfar. “Fred, não é tudo que a gente quer que a gente consegue fazer”, disse a surfista na época. Como resposta, ouviu lições de vida e do esporte. “Maya, você não passou três meses treinando no Hawaii para desistir agora”. Ela conseguiu a onda e, ele, as fotos.

Há 15 anos, Fred mora na Califórnia, em Santa Bárbara, com a mulher e a filha. O fotógrafo deixou o Brasil para viver na cidade por um ano. Durante esse tempo, conheceu a esposa, mas precisava retornar. Logo depois, decidiu retornar para a Califórnia e aqui morou e formou uma família.

“Eu depois, voltei para o Brasil para terminar a faculdade de arquitetura. Lá eu entendi que eu precisava voltar e viver do esporte. Larguei a arquitetura e resolvi ser fotógrafo de surfe na Califórnia”, finalizou.

Deixe uma resposta