118 quilos de lixo são recolhidos no ‘Rip Curl Planet Day’ em Guarujá

A cada ano a Rip Curl reafirma o seu compromisso com a comunidade e a defesa do meio-ambiente. Neste sábado (17), na mesma data que é celebrado o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, o já tradicional ‘Rip Curl Planet Day’ reuniu dezenas de voluntários na Praia de Pernambuco numa verdadeira “faxina” nas areias e na água, recolhendo nada menos que 118 quilos de detritos, a maioria de microlixo, como papel de bala e bitucas de cigarro, por exemplo, produzidos pela ação do homem.

A ação é realizada globalmente pela marca e no Brasil feita em Guarujá onde está a sede da Rip Curl. Desta vez, o local escolhido foi a praia de Pernambuco (e junto à Ilha do Mar Casado) em frente ao Hotel Sofitel Jequitimar, onde funciona a escola Cia Surf/ Rip Curl. A iniciativa teve a importante parceria do Instituto Gremar, que também está instalado em Guarujá e tem como destaque o resgate e reabilitação de animais marinhos.

O sábado de ação social também contou com lazer, com os participantes e seus familiares aproveitando para ter aulas de surf, stand up e caiaque na Cia Surf, além de uma mesa de frutas, oferecida pelo Hotel. Junto, houve a distribuição de mudas nativas da região reforçando a ideia de valorização da natureza. Depois de orientação dos biólogos os voluntários saíram à “caça” do lixo na areia e também entraram no mar para recolher materiais que não fazem parte do cenário natural.

O resultado impressionou a todos, que demonstravam um sentimento de satisfação por contribuir com a defesa da natureza. “A Rip Curl, como empresa que tem nos seus valores a comunidade e o meio-ambiente, se sente feliz em poder contribuir para uma ação tão enriquecedora. Foi também um dia de integração da nossa equipe de colaboradores, um dia bacana e acredito que todos curtiram e o mais importante, se conscientizaram”, disse o CEO da Rip Curl no Brasil, Felipe Silveira.

“Esse Rip Curl Planet Day foi especial pelo fato de unir forças com o Gremar, que faz um trabalho muito sério, dedicado, especial. Tivemos a oportunidade de ir na instituição onde tratam os animais em recuperação no começo da semana e isso despertou o interesse dos colaboradores. Nesse evento, em linha com o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, conseguimos mobilizar e esclarecer muita gente em prol do meio-ambiente”, acrescentou Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl.

Para o biólogo do Gremar, Danilo da Costa Silva, o Rip Curl Planet Day tem grande relevância para a mobilização de cada vez mais pessoas sobre o assunto. “Esse dia é muito importante para a gente poder juntar forças e tentar conscientizar as pessoas sobre a destinação final do lixo”, enfatiza.

“O Gremar trabalha desde 2004 com o resgate de fauna marinha e é muito comum em nosso dia-a-dia encontrarmos animais que tenham sofrido algum dano causado pelo lixo, seja por ter ficado em rede de pesca, detritos jogados no mar, ou porque ingerem o microlixo. Por exemplo, um pacote de salgadinho vai se desfazendo com o tempo, vai virando pedaços pequenos e os animais confundem com alimento”, explica o biólogo.

A gerente de operações do Sofitel Jequitimar, Márcia Miranda, também enalteceu a iniciativa em colaborar em linha com a sustentabilidade, sobretudo pelo hotel estar de frente para o mar. “Tem tudo a ver com o que a gente preza sobre preservação do meio-ambiente, do Planet 21, que faz parte do Projeto do Grupo Accor. Nós mobilizamos tanto os colaboradores do hotel, como clientes, para fazer parte dessa parceria. Foi fantástico e muitos outros virão”, ressaltou.

Todo o lixo recolhido será catalogado e os dados enviados para o site da ONG norte-americana Ocean Conservancy, que criou em 1986 o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, e fará um relatório global, servindo de base para a Conferência do Meio Ambiente da ONU.

CIRCUITO – Vale destacar que a Rip Curl sempre está envolvida em ações que fortaleçam a comunidade onde está atuando. No esporte, a marca patrocina há oito anos o Rip Curl Guarujaense de Surf, um importante campeonato formador de novos valores do esporte, que terá a decisão no próximo final de semana, dias 24 e 25, na Praia do Tombo. Em cada etapa, todos os atletas devem doar um quilo de alimento, para doação a entidades assistências da Cidade. “Dessa forma, promovemos a fomentação do esporte, como qualidade de vida e temos a ação social, reunidas no mesmo evento”, comentou Fernando Gonzalez.
CRÉDITO: SILVIA WINIK

 

Deixe uma resposta