DestaqueNotíciasSurf NacionalWSL

Tatiana Weston-Webb (BRA) anuncia retirada do restante do CT 2025

Tatiana Weston-Webb (BRA), vice-campeã mundial de 2021 e medalhista de prata olímpica, anunciou hoje sua retirada do restante do Championship Tour (CT) 2025 da World Surf League (WSL) para priorizar seu bem-estar.

“Este não tem sido um momento fácil para mim. Sou imensamente grata por tudo que conquistei no surfe até agora e pelo apoio que sempre recebi dos meus patrocinadores, equipe e fãs. Cada conquista foi resultado de um esforço intenso e coletivo. Recentemente, percebi que precisava prestar mais atenção à minha saúde emocional. Como atleta, sempre fui apaixonada pelo que faço, mas também sei que cuidar do meu bem-estar é essencial para honrar minha paixão e continuar competindo em alto nível. O esgotamento emocional e físico que senti ultimamente foram sinais claros de que era hora de pausar e me reconectar comigo mesma”, declarou Weston-Webb.

“Falar sobre saúde mental no esporte é algo que acredito ser importante para todos nós”, continuou. “Quero ser honesta com aqueles que me acompanham e me apoiam, reconhecendo que demonstrar vulnerabilidade não nos torna mais fracos; pelo contrário, nos torna mais humanos e conectados, além de permitir que alcancemos nosso máximo potencial, dentro e fora da competição. Essa pausa não é um fim, mas um novo começo. Sei que, com o apoio de todos, voltarei para a água mais forte, mais consciente e mais apaixonada do que nunca.”

A WSL apoia Weston-Webb em sua decisão e aguarda seu retorno às competições quando estiver pronta.

“O bem-estar de Tatiana vem em primeiro lugar, e admiramos sua abertura ao priorizar sua saúde”, disse Jessi Miley-Dyer, comissária da WSL. “Tati é uma das surfistas mais dinâmicas e talentosas de sua geração. Sabemos que fãs ao redor do mundo continuarão apoiando sua jornada, e desejamos o melhor para ela neste período.”

Competindo no mais alto nível do surfe profissional há quase uma década, além dos anos como destaque no circuito júnior, Weston-Webb foi Rookie of the Year (Estreante do Ano) e Campeã do Qualifying Series em 2015. Como bicampeã olímpica, sua carreira também foi marcada por momentos históricos nos Jogos Olímpicos representando a Seleção Brasileira, além de seu sucesso no CT.

Seus dois maiores resultados – os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e as Finais da WSL em 2021 – são acompanhados pela medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, quatro vitórias em etapas do CT (com um total de 12 finais), dois títulos mundiais júnior da ISA e um Perfect 10 em Teahupo’o, Taiti, que permanece como um dos grandes momentos de sua carreira. Aos 28 anos, Weston-Webb terminou entre as cinco melhores do CT em cinco temporadas – mais da metade de sua carreira na elite – incluindo a terceira colocação no ranking mundial em 2024.

Com a substituta oficial da WSL para 2025, Nadia Erostarbe (ESP), já preenchendo as vagas dos eventos antes do corte de meio de temporada no lugar de Johanne Defay (FRA), uma posição adicional será aberta em cada etapa. Essa vaga será preenchida por um wildcard em cada evento.

Deixe um comentário