Mateus Sena vence final potiguar em casa e é o campeão do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024
- Só a vitória garantiria o título de melhor da temporada
- O natalense ganhou do Adauto Sena de Baía Formosa
- A peruana Sol Aguirre também festejou vitória em Natal
- A decisão feminina foi com a cearense Juliana dos Santos
O Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024 fechou a primeira etapa da história do World Surf League (WSL) Championship Tour (QS) no Rio Grande do Norte, com uma final potiguar na Praia de Miami lotada no domingo em Natal. A vitória era o único resultado para o natalense Mateus Sena ser o campeão no ranking das cinco etapas da temporada e ele conseguiu derrotar Adauto Sena, que é de Baía Formosa. A peruana Sol Aguirre ganhou a decisão feminina contra a cearense Juliana dos Santos, mas Laura Raupp já tinha conquistado o título de campeã do Circuito BB 2024 por antecipação. Um grande público lotou a Praia de Miami nos quatro dias do evento.
“É uma sensação inexplicável”, disse Mateus Sena. “Treinei muito, trabalhei muito para isso. Esse ano está sendo o mais difícil da minha carreira profissional, mas é o ano que eu mais queria ganhar, fazer as coisas entrarem no eixo de novo e estou conseguindo. Agora é comemorar, porque amanhã o trabalho continua. Esse era o único resultado que podia acontecer nessa semana. Eu tinha isso dentro de mim de uma forma muito clara, eu atraí muito isso daqui e chegou, então agora é aproveitar, porque amanhã começa tudo de novo”.
Depois de ser campeão do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024, a meta de Mateus Sena agora é uma vaga entre os 7 surfistas que o ranking regional da WSL South America, classifica para o Challenger Series, o circuito de acesso para a elite do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT). Com os 1.000 pontos da vitória em Natal, ele subiu da 19.a para a nona posição no ranking e tem mais duas etapas em março do ano que vem, uma no Peru e outra em Florianópolis (SC), para fechar a lista da temporada 2024/2025.
“Tinham três etapas e pelo menos uma já ficou aqui né”, disse Mateus Sena. “Eu cheguei aqui bem atrás no ranking e sabia que se eu ganhasse essa etapa, ficaria mais próximo dos top-7 que se classificam. Ainda tem uma etapa de 3.000 pontos confirmada em Florianópolis, então estou dentro do jogo. E se a gente conseguir entrar no Challenger, vai ser para ir pras cabeças. Muito obrigado a todo mundo que veio aqui. Eu participo de QS há muitos anos e nunca vi um QS com a praia tão lotada como aqui. Eu queria muito deixar essa vitória em casa, então esse troféu aqui é nosso galera, muito obrigado a todos vocês”.
No domingo decisivo do Circuito Banco do Brasil de Surfe de Natal, Mateus Sena teve que vencer três adversários muito difíceis. Nas quartas de final que abriram o último dia, ele conseguiu reverter a vantagem inicial do paraibano Kauã Hanson nas ondas do final da bateria, para totalizar 12,86 contra 12,33 pontos. Na semifinal, enfrentou o outro concorrente ao título de campeão do Circuito BB de Surfe 2024, o cearense Cauã Costa. E Mateus acertou os aéreos, para vencer por 15,24 a 12,17 pontos com notas 7,67 e 7,57.
DECISÃO DO TÍTULO – Na decisão do título, Mateus começou melhor com 5,83, mas Adauto também usou os aéreos para somar notas 7,00 e 6,50 em duas ondas seguidas. Com elas, abriu 7,67 pontos de vantagem sobre Mateus Sena, que pega uma boa e começa com um aéreo rodando, a esquerda ainda abre pra fazer mais duas manobras e ganhar 7,23. Ele passou a precisar de 6,27 para vencer nos 5 minutos finais. Mateus chega perto na primeira tentativa, fazendo um surfe de borda muito forte, variando batidas e rasgadas, mas a nota sai 5,67. Mateus Sena tenta de novo, completa um aéreo reverse muito alto, a torcida explode na praia, ele segue atacando a onda até o fim e recebe 8,50, virando o placar para 15,73 a 13,50 pontos do Adauto Sena.
“É o meu primeiro QS, mas eu estava bastante confiante para esse evento”, disse Adauto Sena, de apenas 18 anos de idade. “Quando apareceu para mim essa oportunidade de competir aqui, eu falei que ia aproveitar e me divertir. Foi isso o que eu fiz, consegui um excelente resultado e o próximo ano, se Deus quiser, vamos com tudo pros QS. Desde pequenininho eu venho aqui em Miami, já tive outros bons resultados aqui também e tava encaixado na vala. O segundo lugar foi muito bom e valeu galera”. |