Gabriel Medida questiona critérios de notas na WSL: “Comunidade do surfe está estarrecida”

Gabriel Medina reclamou nas redes sociais dos critérios das notas adotados na WSL. O brasileiro foi eliminado neste domingo pelo australiano Ethan Ewing, nas quartas de final da sexta etapa do Circuito Mundial, no Surf Ranch Pro. 

Em sua conta no Instagram, Medina disse que a comunidade do surfe, especialmente a brasileira, “está estarrecida” com inconsistência na definição das notas nos últimos anos, mas especialmente nesta temporada. 

O brasileiro publicou uma espécie de carta aberta para a WSL e pediu providências urgentes.

“Caro WSL, por favor, entenda a importância desta discussão. O surf é a minha vida, e meu amor por este esporte é incondicional. Surfo com paixão e pretendo deixar um belo legado quando olhar para trás um dia. No entanto, a comunidade do surfe, especialmente a brasileira, está estarrecida com a falta de clareza e inconsistência na definição das notas já há muitos anos, mas ultimamente isso tem sido ainda mais chocante.

Está claro que a avaliação dos juízes está agora recompensando um surfe muito simples, transições incompletas e PROGRESSÃO e VARIEDADE está sendo completamente retirada da equação. Isso é muito frustrante e ameaça o crescimento do esporte. Fãs e patrocinadores não aceitarão que isso continue e, em um futuro próximo, acabarão se afastando, uma vez que esperam um julgamento igual e justo para o esporte. 

– Também é importante observar que muitos treinadores tiveram a oportunidade de falar com a WSL após as baterias/etapas para discutir sobre PROGRESSÃO e VARIEDADE nos critérios e a falta de valorização para as manobras. O retorno recebido é sempre bastante defensivo, com exemplos ruins para ilustrar seus argumentos. A WSL precisa urgentemente esclarecer seus critérios e aplicar um julgamento justo para preservar a evolução do esporte”, postou Gabriel Medina.

Nos comentários da publicação, Gabriel recebeu apoio de outros surfistas brasileiros, como Felipe Toledo e Ítalo Ferreira, que também participaram neste domingo do último dia de competição no no Surf Ranch Pro. Ítalo ficou com o vice-campeonato. 

Deixe uma resposta