Resultados do CBSurf Rip Curl Grom Search

Com a presença recorde de inscritos, São Paulo saiu na frente na etapa inicial do CBSurf Rip Curl Grom Search, apresentado por GoPro, que teve as baterias decisivas neste domingo (24), na Praia do Buraco, em Vila Velha/ES. Apesar de ter apenas duas vitórias individuais, das oito categorias em disputa, os paulistas tiveram maior participação – 12 atletas – nas finais e em apenas uma disputa não houve atleta do time primeiro colocado. 

Os paranaenses, com uma vitória a mais, ficaram com o segundo lugar, seguido de Santa Catarina e do Rio de Janeiro. No individual, alguns atletas se destacaram. Entre eles dois nomes que já figuram entre as grandes promessas. O paulista Ryan Kainalo venceu a sub16 e foi o segundo na categoria acima, a sub18. O mesmo aconteceu com o paranaense Anuar Chiah, primeiro na sub14 e segundo na sub16. 

Também venceram na abertura do ranking o pernambucano Luan Ferreira e a catarinense Kiany Hyakutake na sub18; as também paranaenses Gabriely Vasque, na sub16, e Luara Mandelli, na sub14; e os caçulas da sub12, Arthur Vilar, do Rio Grande do Norte, e Carol Bastides, de São Paulo. 

Cada vencedor ganhou relógio medidores de maré Rip Curl, kits com produtos da marca, acessórios da GoPro e protetor solar Brazinco, além de um bloco de prancha, que todos os surfistas decidiram doar para a associação de surf local. No total, a etapa contou com 240 competidores de 15 estados, recorde de participação em etapa do brasileiro de base.  

Foram três dias de grandes disputas, culminando com finais de altíssimo nível técnico. O circuito terá três etapas e além dos campeões nacionais, definirá as vagas para o ISA World Junior Championship, o mundial da nova geração. “Um evento que entra para a história das categorias de base do surf brasileiro”, enfatizou o presidente da Confederação Brasileira de Surfe (CBSurf), Flávio “Teco” Padaratz. 

“Tivemos três dias de altas ondas e a possibilidade de ver um show de surf dessa nova geração. Recorde de delegações e atletas inscritos. Nós assumimos com o objetivo de levar campeonatos para todas as regiões, dando oportunidade a todos. Vila Velha vai estar presente nosso calendário por um bom tempo”, ressaltou o presidente. 

O diretor de relações institucionais da CBSurf, Geraldo Cavalcante, enfatizou o acerto na definição de Vila Velha como sede da abertura do Circuito. “O evento foi um sucesso total. Fomos muito bem recebidos pelo munícipio. Muita acertada a vinda, a praia é muito propícia para o surf de base, com excelentes ondas e tivemos uma estrutura que nunca houve neste Circuito e será daqui para cima”, falou Geraldinho.

O prefeito de Vila Velha, Arnaldo Bordo, presente no dia decisivo (assim como esteve na abertura oficial), destacou a importância da Cidade e do Estado participando do CBSurf Rip Curl Grom Search. “Vila Velha quer ser anfitriã de eventos desse nível e vamos dar todo o suporte necessário. Foram dias de muito surf e creio que também conseguimos mostrar um pouco do Espírito Santo. Já iniciamos as conversas para trazer novas competições”, anunciou. 

Quem também comemorou o sucesso da etapa foi o gerente de marketing da Rip Curl e um dos organizadores do evento, Fernando Gonzalez. Segundo ele, o número de participantes confirma a relevância desse evento para o surf e para quem quer buscar uma carreira profissional. “Foi uma experiência excelente. Conseguimos, em parceria com a CBSurf, proporcionar um evento de alto nível, estrutura exemplar, além de transmissão ao vivo pela Internet”, falou.

Os surfistas festejaram muito as suas conquistas nessa abertura do Circuito. “Foram resultados muito importantes para começar bem o circuito e estou na disputa pela vaga para o ISA”, disse Ryan Kainalo, contando uma particularidade: “Eu competi o ISA desse ano com a mesma prancha que competi em Vila Velha com ótimo resultado. Dá para ver que ela está muito boa”.

O vencedor da sub18, Luan Ferreira, como a maioria estreou nas ondas capixabas e ficou feliz com o desempenho. “Gostei muito da onda aqui da Praia do Buraco e espero voltar. Saio do Espírito Santo com meu objetivo conquistado e vamos para a próxima”, relatou. 

Anuar foi outro que esteve pela primeira vez no Espírito Santo e ficou feliz. “Minhas baterias foram muito disputadas e eu estou muito feliz com meus resultados. Tem altas ondas e a galera é muito vibe”, contou o paranaense. Já Arthur Vilar, que junto com Carol Bastides, tem o apoio do campeão mundial e olímpico Italo Ferreira, vibrou com a virada de resultado. “Estava pedindo muito a Deus a onda da virada e veio. Comemorei demais e até levei um banho de areia dos meus amigos. Altas ondas aqui, minha primeira vez e curti bastante”, afirmou.

Luara Mandelli, dona da maior nota do evento, 9,10, e a maior somatória, 16,93, de 20 possíveis, enalteceu a grande performance. “Foi um dia especial. Esse é o circuito mais importante do Brasil. Em 2020 eu fui vice-campeã na sub14 e agora quero muito conquistar esse título. Tive muitas baterias, disputei três categorias, chegando também na semi da sub18 e da sub16. Fiz uma onda muito boa, que me valeu 9,10, e tudo isso só me dá mais fôlego para buscar melhores resultados nas próximas etapas”, exaltou.

Sua conterrânea Gabriely celebrou o primeiro lugar: “Foi um evento muito divertido. Todos os envolvidos estão de parabéns. Feliz de abrir o ano assim e levar a vitória para casa”.

Os resultados completos da etapa estão disponíveis no hotsite da Rip Curl, o ripcurl.com.br/gromsearch22, que fez a transmissão ao vivo de todas as baterias. 

O Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search é apresentado pela GoPro, com patrocínios da Surfland Brasil, FuWax, Silverbay, Brazinco e DNTBras. Apoio da Federação de Surf do Espírito Santo, Prefeitura de Vila Velha e Governo do Estado do Espírito Santo, com divulgação da FMA Notícias, outra grande parceira de décadas do Circuito Rip Curl Grom Search.

RESULTADOS DA ETAPA INICIAL

SUB18 MASCULINA

1 Luan Ferreira – PE

2 Ryan Kainalo – SP

3 Samuel Joquinha – RN

4 Murilo Coura – SP

SUB18 FEMININA

1 Kiany Hyakutake – SC

2 Laura Raupp – SC

3 Nairê Marquez – SP

4 Sophia Gonçalves – SP

SUB16 MASCULINA

1 Ryan Kainalo – SP

2 Anuar Chiah – PR

3 Guilherme Lemos – PR

4 Rayan Fadul – BA

SUB16 FEMININA

1 Gabriely Vasque – PR

2 Aysha Rato – RJ

3 Sophia Gonçalves – SP

4 Laura Raupp – SC

SUB14 MASCULINA

1 Anuar Chiah – PR

2 Yuri Gabriel – SC

3 Kalani Robles – SP

4 Pedro Henrique – SP

SUB14 FEMININA

1 Luara Mandelli – PR

2 Maria Eduarda – BA

3 Maria Beatriz – SP

4 Maria Clara – RN

SUB12 MASCULINA

1 Arthur Vilar – RN

2 Nicolas Silva – CE

3 Michel Demétrio – SC

4 Bernardo Brizola – RN

SUB12 FEMININA 

1 Carol Bastides – SP

2 Kyara Antunes – SC

3 Manu Medeiros – SP

4 Paula Stefani – SP

EQUIPES

1 São Paulo

2 Paraná

3 Santa Catarina

4 Rio de Janeiro

Deixe uma resposta