Como um ‘balance board’ pode ajudar no surf

O que faz do surfe um esporte tão complicado? Bem, são algumas variáveis, obviamente. O ponto crucial seria o equilíbrio. Sem equilíbrio, você simplesmente não fica em pé na prancha. Uma dica que poderia ajudar você nesse ponto seriam os treinamentos em Balances Boards.

 Para Caio Zurita, surfista e educador físico, formado na UNESP, a prancha de equilíbrio faz parte da gama de atividades recomendadas por ele para a evolução do surf. Confiram a entrevista!!! 

É indicado o uso balance board para surfistas?

Sim, indico, porque ajuda bastante no equilíbrio propriamente dito porque a balance board trabalha os músculos que chamamos de estabilizadores, são músculos que ficam entre as articulações, mais profundos, joelhos, tornozelos. Então ao praticar a balance board trabalha-se a propriocepção, fortalecendo esse tipo de musculatura. Consequentemente, fortalecendo essa musculatura, ganha-se mais equilíbrio durante o surfe, maior estabilidade na prancha e, finalmente, surfar-se melhor.

A prancha de equilíbrio traz benefícios? 

Um dos principais benefícios fora o próprio equilíbrio, é a questão da concentração. Porque durante o exercicio de equilibrio com a balance board vai exigir bastante concentração para iniciantes com a prancha de equilíbrio, vai ter que se concentrar bem pra começar a se equilibrar e não encostar a prancha no chão no começo. 

Então tem essa parte também psicológica e além da concentração, trabalha-se o tempo de reação, que é muito importante no surfe, pois os surfistas têm que ter esse tempo de reação mais apurado E além de tudo isso a prancha de equilíbrio ajuda na parte da musculatura, como frisei na pergunta anterior.

Quais são os grupos musculares mais trabalhados? 

Com certeza grupo muscular do quadríceps, pernas. Mas não que não vá trabalhar outros grupos. O core, por exemplo, é um grupo muscular muito trabalhado porque na estabilidade, achando o equilíbrio trabalha-se também o core. Mas, a musculatura das pernas é, com certeza a mais exigida, em função também do trabalho de isometria pra conseguir manter o equilíbrio, a estabilidade na prancha. 

Qual a sua dica para quem está começando a utilizar a prancha de equilíbrio?

A dica que eu dou é para aproveitar também a prancha para fazer outros exercícios, como abdominal, a própria remada, flexão, essenciais para aprimorar o surfe. 

Moosse Original melhor marca de Balance Board

A Moosse é a melhor marca de balance boarddevido a suas travas que possibilitam um treino variado que nenhuma marca tem. Uma marca brasileira, autêntica, criada através da paixão pelo surf e esportes com pranchas, procurando praticar em dias onde não pudesse existir a conexão com o mar. 

Pesquisando um produto no qual ofereça novos desafios, progresso e confiança. Surge a Moosse. Uma indústria cooperativa, que cultiva a cultura do surf. Busca um estilo de vida livre e simples, profundamente envolvido com a natureza.

Além de marca, um laboratório criativo com artistas, fotógrafos, designers, músicos e tudo que surge através da inspiração em meio às novas experiências.

Para você que quer melhorar seu preparo durante a pandemia e não precisar de academias ou centro de treinamentos caríssimos em busca de melhoras. Se liga no nosso primeiro volume do E-BOOK vamos revelar alguns exercícios que você pode realizar na sua casa visando sua melhora no surf mesmo que não more na praia e possa surfar todos os dias!!!

E-BOOK EVOLUA SEU SURF EM 30 DIAS BAIXE AQUI

Deixe uma resposta