Olimpíadas estão mantidas na data prevista apesar do coronavírus

Apesar da epidemia do novo coronavírus (Covid-19), a Olimpíada de Tóquio segue sua programação inicial. O Comitê Olímpico Internacional (COI) emitiu uma nota oficial nesta terça-feira em que reforça o compromisso de realizar os Jogos na data prevista, entre 24 de julho e 9 de agosto. O COI reconhece que o cenário é sem precedentes, mas não acredita ser momento para decisões drásticas, como um adiamento ou cancelamento. 

– A saúde e o bem-estar de todos os envolvidos nos preparativos para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 são a nossa principal preocupação. Todas as medidas estão sendo tomadas para salvaguardar a segurança e os interesses dos atletas, treinadores e equipes de apoio. Nós somos uma comunidade olímpica, nos apoiamos nos tempos bons e nos difíceis. Essa solidariedade olímpica nos define como uma comunidade – disse Thomas Bach, presidente do COI.

Após reunião com as federações internacionais dos esportes olímpicos, o COI afirmou que vai haver mudanças nos critérios de classificação dos atletas. Apenas 57% das vagas para Tóquio foram preenchidas, afetando 42 das 50 modalidades olímpicas. Assim, o COI estabeleceu princípios para que cada esporte redefina a distribuição das vagas ainda não definidas.

A prioridade é utilizar os critérios pré-estabelecidos, caso haja acesso justo de todos os atletas elegíveis. As adaptações de critérios de classificação necessárias devem se basear em resultados de competições (como rankings e resultados históricos) e devem refletir os princípios do sistema original de classificação (como a distribuição de vagas por continente). As mudanças devem ser anunciadas até o início de abril. 

O COI também ressaltou as ações tomadas nos últimos dias sob orientação de uma força-tarefa formada por membros do COI, do governo japonês e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Foram alterados os formatos dos eventos-teste dos Jogos e foi adaptado o revezamento da tocha olímpica.

Deixe uma resposta

Mostrar botões
Esconder botões