Cauã Costa e Maju Freitas ditam o ritmo na Bahia no CBSurf Junior Tour

Começou da melhor forma a temporada 2020 do Silverbay apresenta Circuito CBSurf Junior Tour, com a presença de 12 estados e 140 atletas no paraíso baiano de Itacaré(BA). As ondas reagiram em relação ao meio de semana, e proporcionou boas condições para as disputas nos dois dias de competição.


No sábado foram realizados dois rounds da categoria Sub-18 Masculino, e as primeiras fases do Masculino Sub-16, Sub-14 e uma bateria da Feminino Sub-16.

Cauã Costa comanda o primeiro dia na Tiririca.

O cearense radicado no Rio de Janeiro Cauã Costa (estado que defende no circuito) mostrou o porquê era considerado um dos favoritos ao título na Sub-18 Masculina. Logo na segunda bateria do evento estabeleceu os recordes da prova, quando surfou apenas duas ondas (9.0 e 8.0 pts), e com performances cirúrgicas, cravou a melhor nota e média da competição (17 pontos).

Domingo de campeões na Bahia

O dia decisivo desta primeira etapa foi marcado por disputas eletrizantes nas seis categorias do circuito nas boas ondas da Tiririca. As meninas da Feminino Sub-14 fizeram sua estreia no CBSurf Junior Tour, que pela primeira vez consagrará uma campeã brasileira dessa divisão. Quem largou na frente do ranking foi a paranaense Luara Mandelli, que começou forte a decisão com uma nota 6.0. Em seguida marcou 4.50 em sua segunda onda e garantiu o título. Completaram a bateria a baiana Maria Eduarda(2ª), Sophia Gonçalves(3ª) e Evelym Kaline(4ª).

O início de temporada para Sophia Medina começou no lugar mais alto do pódio na Feminino Sub-16. “Estou muito feliz por conseguir achar a onda salvadora no finalzinho e virar o resultado” disse a campeã. Mesmo com a maior nota da final (6.50), a catarinense Kiany Hyakutake não teve tempo de reação, e finalizou na segunda posição. Kemily Sampaio(3ª) e Sophia Gonçalves(4ª) completaram o pódio.


O confronto na Feminino Sub-18 foi acirrado até os momentos finais. Na metade da bateria a carioca Maju Freitas descolou a maior nota da decisão (8.50), e virou pra cima da líder Sophia Medina, que também tinha uma nota forte em seu somatório (7.10). “Vi que a esquerda era boa e backside é meu forte. Pensei que era tudo ou nada e sai manobrando. Graças a Deus deu tudo certo” revelou a campeã Maju Freitas, que somou 12.30 contra 11.80 da vice-campeã Medina. Júlia Duarte(3ª) e Kiany Hyakutake(4ª) fecharam a lista.

O paulista Daniel Duarte surfou apenas três ondas na decisão Sub-14 Masculina, e conseguiu um excelente aproveitamento em suas notas. Ele venceu sua divisão somando 12.25 (6.75/5.50). Murilo Coura chegou perto, mas terminou com o vice-campeonato na etapa. Pedro Ryan(3º) e Guilherme Fernandes(4º) também começaram bem a temporada e vão brigar até o fim pelo título.

Numa final dominada pelos paulistas, Caio Costa(SP) comandou as ações entre os Sub-16, marcando o melhor “score” da decisão (7.25). Guilherme Fernandes(2º), Rodrigo Saldanha(3º), completaram a trinca de São Paulo. Sunny Pires(RJ) finalizou em quarto.

Última final do domingo e Cauã Costa(RJ) ratificou a posição de favorito na Sub-18 Masculino. Assim como iniciou sua trajetória no sábado com a maior nota e somatório da etapa, logo na segunda bateria do primeiro round (9.0 e 8.0 pontos), Cauã quase repetiu os números na grande final. Ele somou 9.0 e 7.0 pontos para vencer e sair na frente do circuito neste ano.

Foi uma decisão com pontuações altas durante os 20 minutos de bateria. O potiguar Mateus Sena chegou perto com 7.40, mas não conseguiu a virada, finalizando em segundo, com o paulista Caio Costa em terceiro, e pernambucano José Cláudio ficou em quarto.
 

Resultados
 
Sub18
1º- Cauã Costa(RJ)                       
2º- Mateus Sena(RN)
3º- Caio Costa(SP)
4º- José Cláudio(PE)
 
Sub16
1º- Caio Costa(SP)
2º- Guilherme Fernandes(SP)                                 
3º- Rodrigo Saldanha(SP)                   
4º- Sunny Pires(RJ)         
 
 Sub14
1º- Daniel Duarte (SP)
2º-  Murilo Coura(SP)                         
3º- Pedro Ryan(CE)
4º- Guilherme Fernandes(SP)
                                           

Feminino Sub18
1ª- Maju Freitas(RJ)                      
2ª- Sophia Medina(SP)                 
3ª- Júlia Duarte(RJ)                
4ª- Kiany Hyakutake(SC)              
 
Feminino Sub-16
1ª- Sophia Medina(SP)                 
2ª- Kiany Hyakutake(SC)
3ª- Kemily Sampaio(SP)
4ª- Sophia Gonçalves(SP)            
 
Feminino Sub14
1ª-Luara Mandelli(PR)                  
2ª- Maria Eduarda(BA)           
3ª- Sophia Gonçalves(SP)                         
4ª- Evelym Kaline(PB)

Deixe uma resposta