Camila Cássia é a bicampeã do Circuito Brasileiro de Surf Feminino em Ubatuba

O surf feminino nacional teve a definição das campeãs do Circuito Brasileiro de Surf Feminino. O campeonato exclusivo para as meninas, idealizado pelo surfista Wiggolly Dantas, teve a 3ª e última etapa de 2019 terminando em grande estilo neste domingo (20), na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, com o bicampeonato de Camila Cássia, na categoria pro-adulto. 

Competindo “em casa” ela teve uma comemoração dupla, pelo segundo título nacional seguido e também por conseguir a vitória “em casa”, depois de chegar muito perto por três anos. Quem também festejou muito foi a carioca Júlia Duarte, nova campeã brasileira pro-junior (sub18). Os dois títulos foram pela Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e, além deles, o evento contou com disputas na longboard (pranchões) e nas categorias de base, da sub10 a sub16, revelando novos valores e fortalecendo a formação de talentos futuros.

Foram mais de 100 atletas competindo nos três dias do encontro, vindas de vários estados e também da Argentina, Peru e até do Havaí exclusivamente para participar do campeonato que teve seu quinto ano consecutivo e já se tornou tradição. Nem mesmo a chuva do último dia atrapalhou a festa das meninas e Wiggolly Dantas fez questão de assistir tudo de perto, como ele mesmo diz, para ver o sorriso nos rostos das atletas.

Nos pranchões, com atletas experientes na água, quem levou a melhor foi a carioca Mainá Thompson, que também ficou com o título geral. Além de Camila, a torcida local vibrou com uma das principais revelações locais, Nairê Marquez, que garantiu dois títulos, na sub16 e na sub14 e na etapa venceu na sua faixa etária. A catarinense Kiany Hiakutake foi a melhor da sub16 e inverteu o resultado na sub14 com Nairê. 

Na sub12, a paranaense Gabriely Vasque venceu neste domingo e também levou o ranking. Já entre as caçulas, a peruana Catalina Zariquiey manteve a invencibilidade em Ubatuba neste ano, para ser a única atleta com 100% de aproveitamento no Circuito. A surfista veio do Peru exclusivamente para competir no evento, assim como aconteceu com a argentina Josefina Ane, na pro-adulto e que foi um dos destaques, ficando em quarto lugar, e Marina Fonseca, que mora no Havaí e pediu ao pai, o ex-juiz da ASP, Romulo Fonseca, para competir no Brasil, na categoria sub14.

Outras três atletas chegaram a duas finais e merecem destaque, a carioca Mariane Areno, vice na pro-júnior e quarta na sub16, a catarinense Laura Raupp, terceira na pro-junior e na sub14, e a paranaense Luara Mandelli, terceira na sub12 e quarta na sub14, mesmo tendo apenas 11 anos. Também merecem destaque Suelen Naraísa, que mostrou grande conhecimento do pico, com a maior nota do evento, 9,17, na pro-adulto, e a pequena Carol Bastides, de Praia Grande, a mais nova, com oito anos e terceira colocada na sub10.

Na principal decisão do dia, a pro-adulto, Camila Cássia deu um show na final, depois do susto na semi, quando garantiu a classificação somente no final. Na bateria decisiva, ela tinha como rival pelo título a revelação Yanca Costa, cearense radicada no Rio de Janeiro. Mas a experiente surfista de 29 anos não tomou conhecimento, abrindo com um 7,33 e fechando o placar com a terceira onda, nota 8,60, para somar 15,93 pontos de 20 possíveis. A carioca Maju Freitas foi a segunda, Yanca terminou em terceiro e a argentina Josefina, depois de cometer interferência, ficou em quarto. 

“Poxa, finalmente a vitória aqui em Itamambuca. Há alguns eventos que vinha fazendo final aqui, mas nunca conseguia ganhar aqui em casa. Estou muito feliz, vitória e ainda o bicampeonato brasileiro. É mais um título para a minha carreira, que vou poder contar na minha história”, disse Camila. 

Na pro-júnior, Julia Duarte já havia assegurado o título na semifinal, mas quis encerrar o circuito com vitória, virando o resultado no último minuto, para superar a amiga Mariana Areno. “Queria encerrar com vitória. Estava pedindo para vir a onda, para eu dar um batidão. Deu certo e fiz o que tinha de fazer. Agora é pensar no Mundial”, contou a atleta, que segue para a Califórnia, para o ISA Junior Championship. 

Nos pranchões, Mainá comemorou muito o resultado, sobretudo por servir de exemplo para a filha, Lanay, de nove anos, que está iniciando nas competições.

Quem também vibrou muito foi Catalina Zariquiey. “Aqui é diferente do Peru, é mais divertido, vim na primeira etapa, gostei muito, me diverti muito e resolvemos voltar. Estou bem feliz”, falou a campeã peruana sub10 e sub12. Já Nairê festejou a vitória em casa e a superação. “Fraturei o dedinho do pé e passei a semana toda no sofá. Nas baterias doeu um pouco, mas foi muito bom. Tive duas disputas com a Kiany muito boas. Esse campeonato é demais”, falou

RESULTADOS DA 3ª ETAPA

CATEGORIA PRO-ADULTO

1 Camila Cássia – SP

2 Maju Freitas – RJ

3 Yanca Costa – CE (RJ)

4 Josefina Ane – Argentina

CAMPEÃ BRASILEIRA ABRASP – Camila Cássia – SP

CAMPEÃ DO CIRCUITO BRASILEIRO DE SURF FEMININO EM UBATUBA – Camila Cássia – SP

CATEGORIA PRO-JÚNIOR

1 Júlia Duarte – RJ

2 Mariana Areno – RJ

3 Laura Raupp – SC

4 Bruna Carderelli – SP

CAMPEÃ BRASILEIRA ABRASP – Júlia Duarte – RJ

CAMPEÃ DO CIRCUITO BRASILEIRO DE SURF FEMININO EM UBATUBA – Júlia Duarte – RJ

CATEGORIA LONGBOARD

1 Mainá Thompson – RJ

2 Thiara Mandelli – PR

3 Aylar Cinti – RJ

4 Danielle Guimarães – SP

CAMPEÃ DO CIRCUITO BRASILEIRO DE SURF FEMININO EM UBATUBA – Mayná Thompson – RJ

CATEGORIA SUB16

1 Kiany Hiakutake – SC

2 Nairê Marquez – SP

3 Sol Carrion – BA (SP)

4 Mariana Areno – RJ

CAMPEÃ DO CIRCUITO BRASILEIRO DE SURF FEMININO EM UBATUBA – Nairê Marquez – SP

CATEGORIA SUB14

1 Nairê Marquez – SP

2 Kiany Hiakutake – SC

3 Laura Raupp – SC

4 Luara Mandelli – PR

CAMPEÃ DO CIRCUITO BRASILEIRO DE SURF FEMININO EM UBATUBA – Nairê Marquez – SP

CATEGORIA SUB12

1 Gabriely Vasque – PR

2 Mayara Zampieri – SP

3 Luara Mandelli – PR

4 Luana Reis – SP

CAMPEÃ DO CIRCUITO BRASILEIRO DE SURF FEMININO EM UBATUBA – Gabriely Vasque – PR

CATEGORIA SUB10

1 Catalina Zariquiey – Peru

2 Luiza Teixeira – SC

3 Carol Bastides – SP

4 Luiza Savoi – SP

CAMPEÃ DO CIRCUITO BRASILEIRO DE SURF FEMININO EM UBATUBA – Catalina Zariquiey – Peru

Deixe uma resposta