Copa Tubos QS 3000 define o campeão neste domingo no Peru

Um grande público lotou a praia de Señoritas para torcer para os peruanos no sábado e vibrou bastante com a classificação de Carlo Zapata para o domingo decisivo do Claro Open Pro – Copa Tubos QS 3000 em Punta Hermosa. Só que ele foi o único e os brasileiros são maioria com Alex Ribeiro, Ian Gouveia, Heitor Alves e Marcos Correa, passando para as quartas de final que vão abrir o último dia, às 9h00 no Peru, 11h00 em Brasília. Mas, os destaques foram os dois franceses que bateram todos os recordes no sábado, Gatien Delahaye e Marc Lacomare com nota 9,43 e 16,60 pontos. A última vaga ficou com o costa-ricense Carlos Muñoz.

O peruano Carlo Zapata vai disputar a primeira bateria do dia com Alex Ribeiro, que já subiu da quinta para a terceira posição no ranking mundial do WSL Qualifying Series e assume o segundo lugar se vencer o Claro Open Pro – Copa Tubos QS 3000. O duelo seguinte será entre Heitor Alves e o francês Gatien Delahaye. O recordista absoluto no pointbreak de Señoritas, Marc Lacomare, entra na terceira quarta de final com Carlos Muñoz e a última bateria ficou formada por dois brasileiros, Ian Gouveia e Marcos Corrêa.

A primeira batalha por vagas nas quartas de final também foi 100% brasileira e o cearense Heitor Alves largou na frente numa boa onda que valeu 7,43. O outro ex-top da elite do CT da bateria, Alex Ribeiro, começou bem com 5,67 e depois usou toda a potência do seu surfe nas esquerdas perfeitas de Señoritas para ganhar uma nota 7,87, que lhe garantiu a vitória por 13,54 pontos. Heitor passou em segundo e Luan Carvalho e Yuri Gonçalves foram eliminados.

BRASIL X FRANÇA 

A bateria seguinte foi um confronto direto entre Brasil x França e Marc Lacomare bateu todos os recordes com uma apresentação incrível na melhor onda surfada em Señoritas. Ele atacou forte uma esquerda, destruiu a onda e os juízes premiaram com nota 9,43, a maior do QS 3000 do Peru. Lacomare já havia começado bem com 7,17 e totalizou 16,60 pontos. O paulista Marcos Correa também surfou uma onda boa nota 7,10 para passar em segundo, barrando o cabeça de chave número 1 do Claro Open Pro – Copa Tubos, Bino Lopes, eliminado junto com o outro francês, Tristan Guilbaud

A última bateria do sábado foi vencida pelo pernambucano Ian Gouveia, que fez parte da elite do CT até o ano passado. Eram três brasileiros na bateria, mas o costa-ricense Carlos Munoz conseguiu achar boas ondas para despachar o catarinense Luan Wood e o paulista Samuel Pupo. No sábado, foram realizadas vinte baterias em alto nível para definir os oito finalistas, com todos os recordes da semana sendo batidos no decorrer do dia.

NOVOS RECORDES 

O paulista Marcos Correa foi o primeiro a superar as marcas dos três primeiros dias, com a nota 8,83 e os 15,26 pontos que totalizou em sua estreia na quarta fase. Na rodada seguinte, o francês Gatien Delahaye aumentou o maior placar do campeonato para 15,87, somando notas 8,00 e 7,87 na bateria que o destaque da sexta-feira, Alex Ribeiro, passou em segundo lugar. Só que outro francês, Marc Lacomare, se tornou o recordista absoluto com nota 9,43 na melhor apresentação da semana em Señoritas, para vencer por 16,60 pontos a terceira classificatória para as quartas de final.

Restaram então dezesseis competidores de apenas quatro países na última rodada do dia, que definiu os classificados para as quartas de final, Brasil, Peru, França e Costa Rica. Os brasileiros eram maioria entre os inscritos e mantiveram esse status, com dez passando para a fase dos 16 melhores e quatro para o domingo decisivo do Claro Open Pro – Copa Tubos QS 3000.

INKA TEAM 

O Peru tinha o segundo maior número de participantes, porém dos nove que chegaram no sábado, apenas Carlo Zapata e Ricardo Cruzado avançaram para disputar vagas para as quartas de final. Os favoritos Miguel Tudela, Lucca Mesinas, Cristobal de Col e Gabriel Villaran, ficaram pelo caminho no sábado. Os dois últimos representantes do “Inka Team” acabaram competindo juntos na mesma bateria e só Carlo Zapata passou para o domingo.

QUARTAS DE FINAL:

1. Alex Ribeiro (BRA) x Carlo Zapata (PER)

2. Heitor Alves (BRA) x Gatien Delahaye (FRA)

3. Marc Lacomare (FRA) x Carlos Muñoz (CRI)

4. Ian Gouveia (BRA) x Marcos Correa (BRA)

Deixe uma resposta