Stephanie Gilmore festeja o seu sétimo título mundial em Maui

A australiana Stephanie Gilmore festejou a conquista do seu sétimo título mundial nesta segunda-feira na ilha de Maui, no Havaí. Ela igualou o recorde da sua compatriota Layne Beachley fora do mar, com a derrota da sua única concorrente, Lakey Peterson, para a havaiana Alana Blanchard na repescagem do Beachwaver Maui Pro. Na segunda-feira de ondas perfeitas em Honolua Bay, foram realizadas três rodadas para já definir as classificadas para as quartas de final da etapa que está fechando o World Surf League Championship Tour feminino de 2018. A nova heptacampeã mundial é uma delas e a brasileira Tatiana Weston-Webb também.

“Eu realmente não esperava que isso acontecesse nesse momento”, disse uma emocionada Stephanie Gilmore, após a eliminação de Lakey Peterson. “Eu estava muito nervosa, foi uma bateria intensa, a Alana (Blanchard) conseguiu vencer e eu não podia acreditar que já era campeã. Eu só quero agradecer a todos meus amigos, minha família, a Roxy e todos que me apoiaram na minha carreira até agora e a WSL por tudo que tem feito por nós, para as mulheres, é inacreditável. Agradeço também meu treinador Jake Patterson, meu shaper Darren Handley, que fez as melhores pranchas para mim nos últimos 13 ou 14 anos e todos os locais que nos deixam surfar essa onda de Honolua Bay. Sem todas essas pessoas, eu não poderia estar aqui e quero dedicar este título para o Pierre Agnes”.

Stephanie Gilmore vai completar 31 anos de idade em janeiro e entrou na elite do CT com 17, já conquistando o título mundial em sua primeira temporada. Não só na primeira em 2007, como emendou um tetracampeonato consecutivo nos três anos seguintes. A havaiana Carissa Moore quebrou a invencibilidade em 2011 e as duas foram se revezando no topo do mundo. Stephanie voltou a vencer em 2012 e Carissa levou o título em 2013. A australiana chegou ao hexacampeonato em 2014 e a havaiana foi tricampeã em 2015.

Nas oito etapas computadas no ranking, Steph está somando três vitórias, a segunda delas no Oi Rio Pro em Saquarema, dois vice-campeonatos, um terceiro lugar e dois quintos. Com um incrível índice de 76,5% de aproveitamento dos pontos disputados, garantiria o título de 2018 se trocasse um quinto lugar por outro terceiro nas semifinais em Maui, mas nem precisou porque Lakey Peterson não passou nenhuma bateria em Honolua Bay e tinha que vencer o campeonato.

HEPTACAMPEÃS – Stephanie Gilmore é agora a segunda surfista da história a ser campeã mundial sete vezes. A única era a também australiana Layne Beachley, que reinou absoluta durante seis anos consecutivos, conquistando os títulos de 1998 até 2003. Antes, a norte-americana Lisa Andersen tinha vencido quatro seguidos, de 1994 a 1997. Quem conseguiu acabar com a série invicta de Layne Beachley foi a peruana Sofia Mulanovich em 2004. Mas, a australiana ainda conseguiu o heptacampeonato em 2006, quando entregou definitivamente a coroa para Stephanie Gilmore iniciar a sua carreira vitoriosa na World Surf League.

“É uma honra para mim estar ao lado da Layne (Beachley)”, disse Steph Gilmore. “Ela tem sido uma grande inspiração de toda a minha carreira e certamente para muitas surfistas no mundo todo, então igualar um recorde dela é incrível e muito especial para mim. Eu vou curtir ter sete títulos também, isso é muito, muito legal”.

QUARTAS DE FINAL DO BEACHWAVER MAUI PRO:

1.a: Sally Fitzgibbons (AUS) x Malia Manuel (HAV)

2.a: Stephanie Gilmore (AUS) x Johanne Defay (FRA)

3.a: Tatiana Weston-Webb (BRA) x Courtney Conlogue (EUA)

4.a: Carissa Moore (HAV) x Paige Hareb (NZL)

 

Deixe uma resposta