Nascido na Argentina e criado em Bombinhas (SC), Santiago Muniz fez a festa no UR ISA World Surfing Games, competição promovida pela International Surfing Association (ISA) em Tahara, Japão. Pela segunda vez na carreira, Santiago levou a medalha de ouro na categoria Open, agora desbancando Kanoa Igarashi (2º) e Shun Murakami (4º), do Japão, e o peruano Lucca Mesinas, terceiro colocado.

“Estou muito feliz. É como um sonho”, disse Santiago. “É incrível representar o meu país. Posso sentir a energia vindo do meu time. É um belo sentimento! Isso me dá me mais motivação para chegar a Tóquio em 2020. Estou empolgado com a oportunidade de classificação, mas tenho que dar um passo de cada vez”, disse o campeão.

Para ficar com o título, Santiago totalizou 14.63 pontos, contra 13.67 de Kanoa, 12.93 de Lucca e 9.96 de Shun. Com a vitória, o atleta garante vaga nos Jogos Pan-Americanos de Lima, Peru, sede da estreia do surfe no tradicional evento multiesportivo em 2019. Único representante do Brasil na prova, Ian Gouveia caiu na sexta fase da repescagem. O Top da elite mundial foi eliminado por Cody Young, do Canadá, e Gony Zubizarreta, da Espanha.

FEMININO

Entre as meninas, quatro atletas estão a um passo do pódio. A sul-africana Bianca Buitendag, a neozelandesa Paige Hareb e as australianas Sally Fitzgibbons e Holly Wawn se enfrentam na sexta fase e brigam por duas vagas na grande final. As duas derrotadas caem para a repescagem e aguardam mais duas adversárias.

O round 8 da repescagem reúne Justine Dupont (FRA), Caitlin Simmers (EUA) e Summer Macedo (EUA). Em seguida, vão para a água Pauline Ado (FRA), Philippa Anderson (AUS) e Zoe McDougal (EUA).

No momento, a disputa por equipes é liderada pelos Estados Unidos, com 3920 pontos. A Austrália aparece em segundo, com 3490, seguida pela França (3375) e Japão (3368).

Resultado da Open masculina

1 Santiago Muñiz (ARG)
2 Kanoa Igarashi (JAP)
3 Lucca Mesinas (PER)
4 Shun Murakami (JAP)
17 Ian Gouveia (BRA)

Confiram os melhores momentos do quarto dia: