Perna havaiana da WSL em risco

A perna havaiana da World Surf League (WSL) está em risco. As etapas do Hawaiian Pro (QS10,000 – Haleiwa), Vans World Cup of Surfing (QS10,000 – Sunset Beach) e Billabong Pipe Pro (CT – Pipeline)  poderá não ter lugar este ano devido a um conflito entre a Câmara de Honolulu e a própria organização.

A notícia está a ser adiantada pela Stab e refere que a causa reside no não cumprimento do prazo para a obtenção de licenças para a realização de provas de surf. Aparentemente, nos últimos anos a WSL não tem cumprido o prazo de entrega dos processos relativamente aos seus eventos e tenta agora tomar o lugar de outros eventos/organizadores. 

Uma das mudanças que a organização esta tentando é mudar, já em 2019, a prova de Pipeline para o início do ano. A última etapa passaria a ser a etapa de abertura do Tour. Um dos motivos desta mudança tem a ver com a qualidade das ondas. É que em dezembro a temporada das ondas no North Shore mal começou e os fundos raramente estão de feição. No final de janeiro e início de fevereiro, apesar de já se estar próximo do final do inverno havaiano, a qualidade dos fundos é superior e garante melhores ondas, logo um evento mais atrativo.

Entretanto, a Câmara de Honolulu já referiu que a mudança que a WSL pretende operar não é justa para quem organiza eventos. A WSL pretende que a sua proposta seja aceite sem hesitação, devido ao forte impacto econômico que as provas trazem para as ilhas, e ameaça mesmo que, caso as alterações não sejam aceites, deixará de organizar provas no Havai nos próximos três anos. 

Um tema para acompanharmos nos próximos dias. Uma coisa é certa… é difícil imaginar o North Shore sem um campeonato de surf!!!

Deixe uma resposta