Especial Promessas do Surf com Larissa dos Santos

Larissa dos Santos é de uma família de baixa renda, mora no bairro Serviluz, em Fortaleza (onde fica a Praia do Titanzinho), com os pais, Charlene e Flávio Sukita, a irmã Yanca (tambem surfista) e o pequeno Flavio Lucas.
Os pais trabalham com serviços gerais e fazem “bicos” para sustentar os 3 filhos e manter os custo dos treinamentos, competições e viagens de Larissa e Yanca.
O pai, Flavio Sukita, é tetra Campeão cearense de surf amador e deixou o emprego em um restaurante para treinar as filhas. “Estava há 9 anos trabalhando num restaurante, e quando vi o potencial das meninas resolvi ajudá-las em seus treinamentos, passando minha experiência de atleta”, explica com entusiasmo o técnico, pai e torcedor. Mesmo depois de pedir demissão, o restaurante onde trabalhava continua ajudando nas despesas da família.
Estudos
Larissa, 17 anos,  cursa o 3º. ano do ensino médio e a mãe, Charlene, não dá folga. “Tem de se esforçar nos estudos se quiser fazer o esporte”, comenta.  “O esporte é muito bom para minha filha, mas a vida de um atleta é curta. O estudo é algo que ninguém pode tirar dela, é para sempre. Quero que ela tenha oportunidades que não tive”, complementa Flávio Sukita.

Determinação
Flávio  não esquece dos momentos difíceis de um atleta: “Houve campeonatos em que a gente só tinha o dinheiro da passagem de ida, ao chegar  lá tínhamos que conquistar os prêmios para conseguir voltar. Às vezes conseguíamos carona, mas com certeza é algo que nenhum atleta deveria passar. A gente tentava encarar isso como um incentivo a mais para vencer, porque a preocupação poderia atrapalhar no rendimento”.
Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelas surfistas brasileiras, Larissa conta com apoio da marca Brazilian Storms para poder realizar seu sonho. Em todos campeonatos, Larissa sempre se destaca. Em janeiro deste ano foi  campeã do Pena Litttle Monster. “Estou muito feliz, parece até que ganhei o campeonato mundial”, comentou Larissa.

Larissa é considerada a sucessora de Tita Tavares, talento que saiu do Titanzinho assim como Fábio Silva e Pablo Paulino.

Deixe uma resposta

Mostrar botões
Esconder botões