Circuito Surf Talentos Oceano 2022 movimentou Garopaba(SC) neste final de semana

 Começou nesse último final de semana em Garopaba(SC) a disputa entre os melhores surfistas amadores do país, com a primeira etapa do Surfland Brasil apresenta Circuito Surf Talentos Oceano 2022. A competição valeu pontos para o ranking do Circuito Fecasurf Amador e definiu os primeiros campeões da temporada nas ondas das praias da Garopabinha e do Silveira.

No total 184 surfistas de várias partes do país se inscreveram nas nove categorias em disputa, o que obrigou a organização abrir mais um dia no cronograma oficial da prova. “É uma grande satisfação organizar um circuito desse porte e contar com a presença dos melhores surfistas do país nessa faixa etária. Isso mostra a importância do Circuito Surf Talentos para as categorias de base do surf brasileiro” declarou Fred Leite, da Swell Eventos.

Os títulos de quatro categorias foram definidos durante a sexta-feira em ondas pequenas na praia da Garopabinha, localizada no centro de Garopaba. Destaque para as vitórias de Cauã Demski na Masculino Sub-12, Luca Messenger na Masculino Sub-10, Rafael Acom na Mista Sub-08 e Isabel Meyer na Feminino Sub-12.

A entrega da premiação aos finalistas das quatro categorias aconteceu na noite de sexta-feira no stand de vendas da Surfland Brasil em Garopaba(SC), que ofereceu um coquetel a todos os participantes e ao staff da competição. No evento estiveram presentes personalidades do esporte, como Ricardo Bocão, embaixador Surfland Brasil, entre outros.

                        Praia do Silveira entra em cena.

Diferente das ondas pequenas que quebraram na praia da Garopabinha durante o primeiro dia de competição, as disputas das categorias Masculina e Feminina Sub-14, Masculina Sub-16 e Masculina e Feminina Sub-18 e Tag Team Família Surfland Brasil foram realizadas na praia do Silveira com ondas excelentes no sábado e domingo.

Séries com quase 2 metros quebraram perfeitas no último dia de competição, que amanheceu com tempo chuvoso, e foi abrindo no decorrer do dia. Destaque para o paranaense Anuar Chiah, que apesar de não chegar às finais, estabeleceu os recordes da prova com o maior somatório (18 pontos) e a maior nota do evento (9,75).

No Feminino a local de Matinhos(PR) Luara Mandelli ditou o ritmo da categoria Sub-18, e cravou 8,00 pontos na sua bateria de estreia no primeiro round, e maior nota entre as meninas.

                         Campeões definidos no domingo

Cinco categorias conheceram seus campeões no domingo decisivo de fortes emoções dentro e fora da água. As divisões Sub-14 e Sub-18 Femininas foram dominadas pela paranaense Luara Mandelli, que venceu as duas e voltou para Matinhos(PR) com a bagagem cheia de prêmios e duas pranchas da Surfland Brasil que ela ganhou pelos títulos.

Outro surfista que foi dominante nas duas categorias que disputou foi o local da praia do Santinho Ryan Martins, campeão da Sub-14 e Sub-16 Masculina. Na decisão da Sub-18 Masculina a vitória foi para Lucas Haag, excelente surfista da praia do Matadeiro, Florianópolis.

Todos os finalistas levaram troféus e kits de premiação com roupas e acessórios dos patrocinadores e apoiadores da etapa. Os campeões de todas as categorias ganharam pranchas alucinantes da Surfland Brasil, além dos kits, troféus e importantes pontos para o ranking do Circuito Fecasurf Amador 2022.  

Lendas do surf brasileiro comandam Tag Team Família Surfland Brasil

Outro destaque do final de semana de competição foi à disputa do Tag Team Família Surfland Brasil, reunindo os embaixadores Teco Padaratz, Renan Rocha, Ricardo Bocão, Roni Ronaldo e Guga Arruda, que lideraram suas equipes compostas por clientes Surfland Brasil em baterias que tiveram a duração de 1 hora no sábado e domingo.

Com as excelentes condições deste domingo, Roni Ronaldo aproveitou seu conhecimento local e liderou a equipe Amarela na conquista do título de campeã da primeira edição do Tag Team Família Surfland Brasil na praia do Silveira.

Pesca da tainha e surf lado a lado na abertura do Surf Talentos Oceano 2022

        A primeira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2022 marcou o início da Temporada de Pesca da Tainha em Garopaba, que iniciaria justamente no dia 01/05 (dia das finais da competição). Um acordo inédito foi firmado com os pescadores do município, que concordaram com a postergação da data para o dia 02/05, possibilitando a realização da competição dentro da temporada.

“Só temos a agradecer esta parceria entre a Associação de Surf de Garopaba (ASG) e a associação dos pescadores. Sabemos que a pesca faz parte da cultura local e é um meio de sobrevivência para os pescadores. Então quero agradecer a eles por terem cedido o domingo para que realizássemos o Surf Talentos com altas ondas na praia do Silveira”, diz Fred Leite, CEO da Swell Eventos.

“A relação com os pescadores já foi muito ruim. Eles não aceitavam a galera do surf pegar onda durante a temporada, e quebrava o pau direto. Hoje em dia conseguimos harmonizar a relação entre as partes e está tudo tranquilo, trabalhando em parceria com os pescadores” declarou o Presidente da Associação de Surf de Garopaba José Carlos Patrício “Parafa”:

        Alguns toques para quem vai a Garopaba durante o período da Pesca da Tainha, que iniciará nessa segunda-feira 2 de maio e vai até o dia 30 de julho.

  • Na praia da Ferrugem os 250m do canto norte ficam liberados para prática do surf, e o resto da praia fica fechada.
  • As praias da Silveira, do Ouvidor e do Centro funcionarão com sistema de bandeiras, controladas pelos pescadores. Quando é permitida a prática do surf, os pescadores sinalizarão.

“Só nós conseguimos fazer esse esquema de bandeiras, outros municípios tentaram, mas não conseguiram fazer”, conclui ‘Parafa’.

Confira os resultados da primeira etapa do Surfland Brasil apresenta Circuito Surf Talentos Oceano 2022, que desembarcará em Florianópolis para sua segunda etapa, ainda sem local e data definida.

Masculino Sub-18
1º – Lucas Haag
2º- Yuri Barros
3º- Ryan Campos
4º- Kaique Araújo

Masculino Sub-16
1º – Ryan Martins
2º- Ryan Coelho
3º- Kailani Renno
4º- João Vitor Neres

Masculino Sub-14
1º – Ryan Martins
2º- Kailani Renno
3º- Michel Demétrio
4º- Henrique Venceslau

Masculino Sub-12
1º – Cauã Demski
2º- Keoni Renno
3º- Guilherme Penha
4º- Nicolas Silva

Masculino Sub-10
1º- Luca Messenger
2º- Narcísio Inácio
3º- Matias Ordas
4º- Matheus Jones

         Feminino Sub-18
        1ª- Luara Mandelli
        2ª- Alexia Monteiro
        3ª- Potira Castaman
        4ª- Alma Corgiolu

Feminino Sub-14
        1ª- Luara Mandelli
        2ª- Aurora Ribeiro
        3ª- Luiza Teixeira
        4ª- Maeva Guastalla

Feminino Sub-12
        1ª- Isabel Meyer
        2ª- Carol Bastides
        3ª- Kyara Antunes
        4ª- Valentina Zanoni

Sub-08 Mista
        1º- Rafael Acom
        2ª- Maria Clara Chuquer
        3º- Keoni Zanoni
        4º- João Vitor Chuquer

Tag Team Família Surfland Brasil
        Equipe Amarela: Roni Ronaldo, Kiko Bulgarini, Kelvin Manoel, Henry Diniz Petkov e Eduardo Lavor.

Deixe uma resposta