Rip Curl Grom Search apresentado por Praia da Grama divulga cronograma da final

A organização do Rip Curl Grom Search apresentado por Praia da Grama divulgou o cronograma das disputas da final presencial, confirmada para os próximos dias 6 e 7 de outubro, abrindo as comemorações do feriado prolongado do Dia das Crianças. As disputas serão realizadas na recém-construída piscina de ondas artificiais da Praia da Grama, com tecnologia Wavegarden Cove 2.0, a primeira da América Latina, no Condomínio de luxo Fazenda da Grama, em Itupeva, no interior de São Paulo e a 90 km da capital.

A expectativa é grande, pela novidade entre os jovens talentos. Estarão reunidos – no total – 56 melhores surfistas com até 16 anos de idade do País, de sete diferentes estados, sendo 50 definidos nas seletivas on-line e seis convidados pela organização, que são moradores do Condomínio Fazenda da Grama.

Devido aos cuidados com a pandemia do Covid-19, os organizadores do evento e o condomínio Fazenda da Grama decidiram realizar o evento em dois dias, com três categorias competindo no primeiro dia e mais duas no segundo. A medida foi tomada para reduzir o número de pessoas circulando ao mesmo tempo no local. “Ainda estamos em meio a uma situação de pandemia e temos de evitar ao máximo aglomerações. Além da divisão de categorias em disputa por dia, cada atleta, por ser menor de idade, poderá estar acompanhado de no máximo um responsável maior de idade”, explica o gerente de marketing da Rip Curl, Fernando Gonzalez.

Pelo cronograma já definido, competirão no dia 6 de outubro, quarta-feira, as categorias masculina grommet sub12 e iniciante sub14 e feminina mirim sub16. Já no segundo dia, 7, quinta-feira, a mirim sub16 masculina e a feminina iniciante sub14. “Seremos rigorosos com os horários de cada disputa, uma vez que por ser uma piscina de ondas, temos essa facilidade de programar tudo com antecedência. Será um evento mais do que especial e estamos cuidando de cada detalhe para mostrar o que esse que é Muito mais que um campeonato de Surf, pode oferecer”, diz Gonzalez.

O formato será igual para todas as categorias. No round 1, cada atleta pegará três ondas em cada lado da piscina, garantindo vaga para a final a somatória da maior nota de cada lado. Primeiro os competidores surfarão o lado esquerdo e depois o direito. Nas finais, disputadas entre quatro competidores, cada atleta poderá escolher qualquer onda de uma série, sendo que a cada três minutos uma nova série será enviada para o surfista seguinte pegar a onda que desejar. 

Cada competidor surfará duas ondas para cada lado, valendo para o placar final e a decisão dos campeões do Rip Curl Grom Search apresentado por Praia da Grama, a melhor nota de cada lado. Além disso todos os competidores terão a oportunidade de treinar dos dois lados da piscina antes do evento começar. Uma sessão de freesurf será realizada nos dois dias, das 8 às 9 horas da manhã, para os atletas testarem as ondas e também as suas pranchas.

“Todos os atletas terão a chance de surfar antes do evento começar. Isso vai permitir que eles possam testar seu equipamento e também a força e formação dos diferentes tipos de ondas que vamos usar durante a competição”, comenta Fernando Gonzalez. “Durante as baterias vamos programar diferentes tipos de ondas, de acordo com o nível de surf de cada categoria. Isso vai permitir que a gente possa oferecer condições customizadas de ondas, das mais fáceis até as mais fortes e perigosas, dependendo da idade de cada competidor e sua respectiva categoria” finaliza Gonzalez.

Deixe uma resposta