CAMPEÕES MUNDIAIS SE PREPARAM PARA O INÍCIO DO CT 2021

Os atletas brasileiros, campeões do surfe mundial, estão em contagem regressiva para o início da temporada 2021 da World Surf League:  o circuito masculino, começa com o Billabong Pipe Masters, em Pipeline, na ilha de Oahu, no Havaí, a partir do próximo dia 8 e vai até 20/12.

 “Estou feliz e muito animado em voltar. Gosto de competir e senti falta dessa adrenalina”, conta Gabriel Medina, bicampeão mundial (2014 e 2018). Já o potiguar, atual campeão, Ítalo Ferreira, diz que está treinando muito para competir bem e se divertir também. “A ansiedade acaba rolando, mas estou treinando fisicamente e psicologicamente, e isso me ajuda a relaxar”. Para Adriano de Souza, o Mineirinho, o Championship Tour 2021, terá um gosto especial, pois é quando o atleta se despede das competições: “Acho que cada etapa que eu participar irá passar pela cabeça uma parte da história da minha vida. Isso será mais uma dificuldade, manter a emoção controlada dentro da competição. Mas estou animado”, diz o campeão de 2015.

Esse ano será o inverso, uma vez que a temporada tem início em Pipeline, justamente o local da decisão do CT 2019. “Um pouco estranho, Havaí foi onde eu venci e fui campeão (com final histórica contra Medina). E começar em Pipe já de primeira me deixa confiante. Treinei o ano inteiro e espero ter a chance de colocar tudo em prática na bateria e me sair bem como nos últimos eventos”, diz Ítalo, que tem mostrado que não está mesmo para brincadeira:nos últimos meses venceu o torneio Onda do Bem, promovido pela WSL Latin America, em Ubatuba (SP), o Rendez-Vouz of Surfing, na França e o título da Euro Cup of Surfing, com o vice-campeonato em Portugal.

Já seu maior adversário brasileiro, Medina, não deve facilitar: “Vai ser um novo calendário e farei de tudo pra ir bem e alcançar meus objetivos. Vamos pra cima com toda a determinação de sempre!”. Mineirinho, que já está em Pipeline, há dois meses, também, se mantém com rotina de treinos fortes todos os dias. “Quando estou competindo quero sempre dar o meu melhor. Estou treinando, pegando altas ondas, fazendo uma recuperação no corpo e muita preparação física. Adoro surfar. Adoro estar no mar. Me sinto pronto para o início do campeonato. Foi uma aposta, já que muitos achavam que não ia ter competição, mas eu sempre acreditei.” 

Ítalo chegou no Havaí há quase duas semanas. “O normal é chegar uma semana antes, mas quando são etapas onde preciso treinar mais, por não conhecer muito a onda, costumo chegar mais cedo para testar pranchas e conhecer o local”. Durante a pandemia, o potiguar intensificou os treinos e disse que melhorou o seu surfe. “Na verdade não parei de treinar. Consegui montar uma academia em casa para fortalecer a musculatura e em Baía Formosa/RN as praias não fecharam, então continuei surfando”, completa. Medina também já chegou em Pipeline, mas sempre treinou firme também.

Alimentação saudável – Os três atletas já seguem uma alimentação saudável, que se acentua neste período de treinos intensivos. “Minha alimentação normalmente é bem saudável e leve. Mesmo assim, fiz alguns ajustes e tudo acompanhado pelo meu nutricionista”, conta Medina. Ítalo diz que não há muita mudança em sua alimentação, “Costumo comer bem, mas busco sempre o equilíbrio. Adoro uma comida japonesa”. Mineirinho: “Sempre me cuidando. Sem doces, tentando ser light e saudável. Faz tempo que sou assim e não tenho dificuldades para manter.”

O lado feminino do CT –  A abertura do circuito mundial feminino começa nesta sexta-feira, 4, e vai até 15/12, em Honolua Bay, em Mauí. Tatiana Weston-Webb, sexta colocada no ranking mundial, e que tem garantida sua vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio/Japão, conta estar pronta para a disputa. “Acho que uma coisa boa é eu morar no Havaí. Adoro as ondas daqui. Tenho treinado muito forte fisicamente com o time do Comitê Olímpico Brasileiro – COB e, também, na água com os meus treinadores. Estou pronta e animada para competir”, diz a atleta, que mora Kauai (ilha do arquipélago havaiano), e que chega em Maui hoje, 2/12. “As ilhas são todas perto e de avião é rapidinho. Muitas vezes quando não vou competir no dia seguinte, até volto para casa para descansar melhor”, diz a privilegiada atleta.

“Neste período longe das competições deu para corrigir muita coisa no surfe, mas a gente perde um pouco do ritmo de competir. Ao menos me sai bem no evento da piscina e espero repetir a façanha agora também”, conta Tati se referindo ao “Michelob ULTRA Pure Gold Rumble at the Ranch”, na piscina de ondas perfeitas da World Surf League, na Califórnia, em agosto deste ano, quando junto com o japonês Kanoa Igarashi, conquistou o vice-campeonato (já Filipe Toledo e a havaiana Coco Ho ficaram em 1º ). “Adoro competir. Me sinto bem…. a proximidade do CT me deixa com a cabeça melhor ainda, mais focada. Não vejo a hora do dia chegar”, completa.

Tour 2021 – O final da temporada será em setembro e, desta vez, em Lower Trestles, na Califórnia/EUA, conhecida por suas ondas “perfeitas” e uma das melhores do mundo. Os títulos mundiais masculino e feminino serão decididos em uma competição de um dia, onde os cinco melhores homens e as cinco mulheres no ranking do CT vão competir por seus respectivos títulos, em um novo formato. O período de espera das Finais será de 8 a 17 de setembro de 2021.

Deixe uma resposta