Italo Ferreira e Tati Weston-Webb participam do programa Mais Você

O surfe segue ganhando espaços na mídia brasileira e nesta quinta-feira o campeão mundial Italo Ferreira e a surfista Tatiana Weston-Webb foram os convidados para tomar café da manhã com Ana Maria Braga no programa Mais Você da TV Globo. O potiguar e a gaúcha são dois dos quatro representantes do Brasil para a estreia do surfe disputando medalhas nas Olimpíadas de Tokyo 2020 no Japão. Esse foi o assunto principal da entrevista, mas ambos falaram também do início deles no esporte e as expectativas para esta temporada.

A apresentadora iniciou confessando acompanhar o surfe porque seus filhos pegam ondas também e mostrou conhecimento no bate papo que teve com dois destaques da invasão verde-amarela no Circuito Mundial. Italo Ferreira conquistou o segundo título mundial consecutivo do Brasil na World Surf League, que foi disputado com o campeão do ano passado, Gabriel Medina, na bateria que fechou a temporada 2019 no Havaí, na grande final do Billabong Pipe Masters no maior palco do esporte, Banzai Pipeline.

Ana Maria Braga começou falando sobre Tatiana Weston-Webb, que nasceu no Rio Grande do Sul 23 anos atrás e aos 2 meses de idade se mudou para o Havaí, onde sempre morou e iniciou no esporte. Contou que ela começou a surfar com 8 anos de idade e está na elite do surfe mundial há 5 anos. Sobre Italo Ferreira, relembrou o início do potiguar pegando as tampas de isopor do pai pescador para surfar, que não gostava muito, mas foi assim que surgiu o novo campeão mundial do World Surf League Championship Tour.

“2019 foi realmente um ano incrível para mim”, disse Italo Ferreira. “Eu vim de uma cidade pequena (Baía Formosa), de 8 mil habitantes, lá não tinha muita coisa pra fazer e a praia estava ali na frente. Eu sempre via meus primos e amigos surfarem, então foi daí que tive a ideia de usar as tampas de isopor pra brincar e a gente usava madeira também, cortada em forma de prancha. Alguns amigos já tinham prancha e eu ficava um pouco triste, porque só eu chegava na praia com aquilo, mas valeu a pena”.

A conversa prosseguiu com imagens de Italo Ferreira sendo o terceiro brasileiro a conquistar o título mundial no Havaí, com Tatiana Weston-Webb ressaltando que foi uma final de sonho para o Brasil, a inédita final decidindo o campeão da temporada na última bateria do ano. “Até hoje, quando vejo imagens ou alguém fala, eu fico arrepiado”, confessou Italo Ferreira. Ana Maria Braga também puxou o assunto para outra conquista incrível do potiguar em 2019, a vitória no ISA Surfing Games do Japão, onde chegou atrasado e estreou no evento com uma prancha emprestada, entrando no mar com a mesma bermuda que viajou até lá.

“Esse campeonato era importante para ficar elegível para competir nas Olimpíadas, mas a vaga foi disputada no Circuito Mundial”, explicou Italo Ferreira. “Eram os dois melhores de cada país que se classificavam, então ficaram eu e o Gabriel Medina no masculino e a Tatiana (Weston-Webb) e a Silvana Lima no feminino. Mas, para ir para as Olimpíadas, precisava passar pelo ISA Games. Eu estava na Califórnia gravando um clip de uma música que minha namorada (Mariana), que é cantora, fez pra mim e no último dia antes de ir pro Japão, deixei tudo no carro e a gente foi jantar. Quando a gente voltou, tinham quebrado as duas janelas do carro e levado todo o equipamento, inclusive meu passaporte com os vistos americano e japonês. Aí perdi o voo e começou a loucura. Tive que fazer passaporte, os vistos tudo de novo, aí o voo atrasou porque teve um furacão no Japão, tive que desembarcar em outro lugar e cheguei na praia faltando 9 minutos pra terminar a bateria. Entrei no mar de bermuda jeans, com prancha emprestada pelo Filipe (Toledo), mas consegui vencer e foi incrível”.

Sobre a expectativa para este ano, Italo falou: “As pessoas me perguntam sobre o que pode ser melhor do que 2019 foi pra mim e eu acho que, se repetir o feito de ser campeão do mundo e ganhar as Olimpíadas, só isso consegue bater”.

A apresentadora Ana Maria Braga mudou o assunto para os namoros dos dois, do Italo com a atriz e cantora Mariana e da Tatiana Weston-Webb com o surfista paulista Jessé Mendes, que fez parte da elite mundial até o ano passado. “A gente viajava juntos, competia nos mesmos eventos também, mas não foi fácil, porque você tem que ficar realmente superconcentrado. Mas, a gente conversa, se ama muito, então funciona muito bem. Eu moro no Havaí, ele mora aqui no Brasil, então quando não estamos viajando, eu sinto muitas saudades”.

Os dois estão se preparando para a abertura do World Surf League Championship Tour 2020, com Italo Ferreira começando a defender o título mundial no primeiro evento que ele ganhou no ano passado, o Corona Gold Coast Pro, que foi marcado para os dias 26 de março a 5 de abril em Snapper Rocks, na Austrália. 

Deixe uma resposta