Mateus Herdy reforça o Brasil no Freshwater Pro

A World Surf League já definiu os convidados para a oitava das onze etapas do Championship Tour 2019 e todos são jovens promessas com idade de Pro Junior ainda. Um deles é o atual campeão mundial da categoria Sub-18, Mateus Herdy. Os outros são os americanos Kade Matson, Crosby Colapinto e a havaiana Gabriela Bryan. Com a entrada do catarinense e a confirmação do paulista Caio Ibelli, ambos substituindo os tops contundidos, o Brasil terá um terço dos participantes do Freshwater Pro, treze surfistas. No ano passado, os brasileiros dominaram as ondas da piscina do Surf Ranch, com Gabriel Medina sendo o campeão e Filipe Toledo ficando em segundo lugar no evento que terá sua segunda edição na próxima semana, dias 19, 20 e 21 em Lemoore, na Califórnia, Estados Unidos.

O formato da competição terá algumas modificações esse ano. Os 36 competidores serão agora divididos em seis baterias de seis atletas na primeira fase. Cada surfista terá direito a surfar duas ondas para a direita e duas para a esquerda, intercaladamente, ou seja, um por vez. Serão computadas a maior nota recebida na direita e a maior na esquerda, isso para eles mostrarem suas habilidades surfando de frontside (de frente pra onda) e de backside (costas).

Os dois melhores de cada bateria avançam para a segunda fase, junto com os doze que obtiveram as maiores pontuações entre os que não ficaram nas duas primeiras posições, totalizando 24 surfistas. Os doze piores são eliminados. Diferente da primeira rodada, nesta segunda cada surfista terá uma chance de aumentar seu somatório pegando uma direita e uma esquerda apenas. Alguns conseguirão melhorar, outros não, mas somente os oito que tiverem as maiores pontuações avançarão para a grande final.

Nesta terceira fase, que definirá a classificação final do Freshwater Pro, zera tudo e passa a valer a maior nota na direita e na esquerda que os oito finalistas conseguirem nas duas chances que cada um terá para surfar de frontside e de backside. Depois, os quatro que obtiverem as maiores pontuações, irão decidir o título com mais uma oportunidade de tentar aumentar seu placar, pegando mais uma direita e mais uma esquerda.

Deixe uma resposta

Mostrar botões
Esconder botões