Samuel Pupo e Mateus Herdy brilham no Mundial Pro Junior em Taiwan

Nesta segunda-feira começou a disputa pelos títulos mundiais da World Surf League na categoria Pro Junior, para surfistas com até 18 anos de idade, que prossegue até domingo em Taitung, na Ilha Taiwan. Os brasileiros Samuel Pupo e Mateus Herdy fizeram os recordes do dia e a peruana Sol Aguirre também estreou com vitória para igualmente avançar direto para a terceira fase da competição.

Os brasileiros começaram bem, com os dois últimos campeões sul-americanos Pro Junior da WSL South America, brilhando na abertura do Taiwan Open of Surfing na segunda-feira de boas ondas de 2-4 pés em Jinzun Harbour. As manobras aéreas arrancaram as maiores notas do dia e foi voando que o paulista Samuel Pupo e o catarinense Mateus Herdy fizeram os maiores placares do primeiro dia na Ilha Taiwan. O atual campeão sul-americano, Samuel Pupo, entrou na terceira bateria e somou notas 7,67 e 7,17 para atingir imbatíveis 14,84 pontos. O americano Crosby Colapinto também completou um aéreo incrível em sua última onda que valeu a maior nota da primeira fase masculina, 8,17. Ele terminou em segundo e vai ter que disputar a repescagem, assim como o australiano Kai Tandler, que ficou em último na bateria.

Logo após Samuel Pupo sair do mar com a primeira vitória brasileira, entrou o campeão sul-americano de 2017, Mateus Herdy, para também fazer uma grande apresentação. O catarinense recebeu nota 8,0 em sua melhor onda e totalizou 14,83 pontos, contra 14,84 do recordista Samuel Pupo. Mateus se destacou na abertura da Tríplice Coroa Havaiana, conquistando o vice-campeonato na final do QS 10000 Hawaiian Pro em Haleiwa Beach, vencido pelo campeão mundial Joel Parkinson. Ele não conseguiu a vaga para o CT 2019, mas é forte candidato na busca pelo oitavo título mundial Pro Junior do Brasil em Taiwan esse ano.

Os outros três participantes da América do Sul no Mundial Pro Junior, não conseguiram vencer suas baterias e terão que passar pela repescagem para chegar na terceira fase. O primeiro a tentar a segunda chance de classificação é o peruano Raul Dañino, que está na segunda bateria com o norte-americano Cole Houshmand. Depois, tem o brasileiro Eduardo Motta na sexta com o havaiano Kalani Rivero e outro peruano, Jhonny Guerrero, disputando a penúltima vaga para a terceira fase com o sul-africano Eli Beukes.

CATEGORIA FEMININA

Na categoria feminina, a atual bicampeã sul-americana Pro Junior da WSL South America, também começou bem e passou direto para a rodada classificatória para as quartas de final do Taiwan Open of Surfing. A peruana Sol Aguirre achou uma onda boa para mostrar o seu surfe e ganhar nota 8,00, que acabou decidindo a vitória por exatos 13,00 pontos, contra 12,66 da havaiana Gabriela Bryan e 11,53 da australiana Alyssa Lock.

Já a argentina Catalina Mercere ficou em último na bateria que a norte-americana Alyssa Spencer fez os recordes da segunda-feira nas ondas de Jinzun Harbour, batendo inclusive todas as marcas da categoria masculina com a nota 9,33 e os 17,03 pontos que totalizou. Na disputa anterior, outra norte-americana, Kirra Pinkerton, tinha atingido 15,40 somando notas 8,23 e 7,17. As duas fizeram os maiores placares do primeiro dia na Ilha Taiwan.

A argentina Catalina Mercere ainda tem uma última chance de seguir na disputa do título mundial Pro Junior na repescagem. Mas, vai enfrentar outra surfista dos Estados Unidos com mais experiência em etapas do WSL Qualifying Series, Samantha Sibley, na quarta bateria. A primeira chamada para as repescagens das duas categorias, foi marcada para as 7h00 da terça-feira em Taiwan, 21h00 da segunda-feira no horário de verão do Brasil.

Deixe uma resposta