Surfistas de 14 países disputam o QS 3000 de Arica no Chile

O prazo do tradicional Maui and Sons Arica Pro Tour by Corona & Canon começou nesta segunda-feira e vai até o próximo domingo no Chile. O evento mais tradicional do calendário da WSL South America é um verdadeiro desafio nos tubos gelados de El Gringo, na Ex-Isla Alacrán, em Arica. Neste ano, ganhou importância porque triplicou a premiação oferecida e o status subiu de QS 1500 para QS 3000. Com isso, 89 surfistas de 14 países já estão escalados para estrear no Chile e restam apenas sete vagas para completar o quadro de 96 participantes.
Entre eles, três que já foram campeões nos tubos de El Gringo entram na primeira fase, os peruanos Gabriel Villaran (2009) e Alvaro Malpartida (2013) e o francês William Aliotti, que defende o título conquistado no ano passado contra o australiano Dean Bowen. Os 89 participantes foram divididos em duas rodadas com dezesseis baterias de quatro competidores. Os 32 mais bem colocados no ranking mundial da World Surf League, formam a lista dos cabeças de chave que só entram na segunda fase, para enfrentar os que passarem pela primeira.

Os brasileiros são maioria entre os concorrentes ao título do QS 3000 Maui and Sons Arica Pro Tour. Um dos destaques é Thiago Camarão, que venceu a primeira etapa da WSL South America esse ano na Argentina e divide a liderança do ranking sul-americano com o peruano Miguel Tudela, campeão do QS 1000 Rip Curl Pro San Bartolo encerrado no sábado no Peru. Os peruanos formam o segundo maior pelotão com treze surfistas, um a mais do que os doze dos Estados Unidos. O Chile vem a seguir, com onze inscritos já confirmados.

A relação dos países dos participantes da oitava edição do tradicional Desafio de Arica prossegue com o Havaí com nove surfistas, Austrália com sete, Argentina com seis, França do atual campeão William Aliotti com três e mais seis nações serão representadas por um competidor, Espanha, Portugal, Grécia, Uruguai, Equador e Costa Rica.

Deixe uma resposta