Ex-PM é condenado a 22 anos pela morte do surfista Ricardo dos Santos

O ex-policial militar Luís Paulo Mota Brentano foi condenado a 22 anos de prisão em regime inicialmente fechado pela morte do surfista Ricardo dos Santos. O júri popular durou dois dias e terminou na noite desta sexta-feira, em Palhoça. A acusação pedia pena máxima, de 34 anos, por homicídio triplamente qualificado.

No dia 19 de janeiro de 2015, Brentano disparou dois tiros contra o surfista – um pelas costas. Os disparos atingiram vários órgãos. Ricardinho passou por cirurgias, mas morreu no dia seguinte. A defesa do ex-PM alegou legítima defesa.

A pena
A sentença foi lida pela juíza Carolina Ranzolin perto das 21h desta sexta-feira. Brentano foi condenado por homicídio qualificado por motivo fútil, perigo comum e recurso que dificultou a defesa da vítima. O ex-PM também foi condenado a oito meses de detenção em regime inicial semiaberto por dirigir embriagado. Além disso, pegou quatro meses de suspensão da habilitação para conduzir veículo automotor.

Por fim, foi negado a Brentano o direito de recorrer em liberdade. Ele também terá que sair do quartel onde cumpria prisão preventiva e ser levado a uma unidade prisional comum, apenas separado dos demais presos por ser um ex-policial militar.

 

Deixe uma resposta