Courtney Conlogue é bicampeã no Cascais Pro 2016

A norte-americana Courtney Conlogue, 24 anos, conquistou o bicampeonato no Cascais Women´s Pro e segue na disputa do título mundial do Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour. Mas, a tarefa será difícil para ela, pois a decisão em Portugal foi contra a líder do ranking, Tyler Wright, 22. Com isso, a australiana manteve uma grande vantagem de 5.250 pontos para as etapas da França e Havaí, que vão definir uma nova campeã mundial nesta temporada. Elas lutam pelo seu primeiro título e são as únicas que estão na briga pelo caneco de 2016. O penúltimo desafio para as meninas é o Roxy Pro France, que será disputado junto com o Quiksilver Pro masculino, de 4 a 15 de outubro em Hossegor, na França.

“Estou feliz por estar de volta ao pódio”, disse Courtney Conlogue, que não disputava uma final no CT desde as três consecutivas que fez nas etapas que abriram a temporada na Austrália. “Não foi fácil. As condições (do mar) ficavam mudando e fiquei meio perdida lá fora, mas felizmente consegui pegar uma boa onda. Eu vi a Tyler (Wright) indo mais para o norte da praia, foi uma tática diferente dela, mas fiquei no que eu tinha treinado e deu tudo certo”.

Não entraram muitas ondas boas na decisão e Courtney Conlogue pegou a melhor da bateria para fazer uma série de cinco manobras e ganhar nota 8,17, que garantiu a vitória por 13,00 a 12,26 pontos. A australiana só conseguiu duas na casa dos 6 pontos nos dez minutos finais da bateria. Tyler Wright ainda pegou a última onda para tentar ganhar sua terceira final da californiana esse ano, mas ela só rendeu nota 5,93 e precisava de 6,68 para virar o placar.

Essa foi a quinta decisão da australiana nas oito etapas completadas em Portugal e a primeira que ela perdeu. As duas primeiras vitórias foram conquistadas sobre a norte-americana na Austrália, no Roxy Pro Gold Coast e no Drug Aware Margaret River Pro. O terceiro título de Tyler Wright já veio na etapa seguinte, no Oi Rio Pro do Brasil, derrotando Sally Fitzgibbons nas ondas do Postinho da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. E depois ganhou outra final australiana contra a hexacampeã mundial Stephanie Gilmore no Swatch Women´s Pro, em Lower Trestles, San Clemente, na Califórnia, Estados Unidos.

TÍTULO MUNDIAL NA FRANÇA – Com a excelente campanha, conquistando incríveis 76,8% dos pontos disputados nas oito etapas computadas no ranking, Tyler Wright só não será consagrada campeã mundial de 2016 na França, se Courtney vencer o Roxy Pro. A contagem regressiva para a australiana já começa na terceira fase da competição, pois ela fica com o título se a americana não passar nenhuma bateria em Hossegor e ela ganhar apenas uma. O nono lugar também garante o caneco para Tyler se Courtney não chegar nas semifinais.

A norte-americana só leva a decisão para o Maui Women´s Pro se vencer o Roxy Pro France. Mesmo que a australiana esteja na final, como agora em Portugal, pois a californiana ainda poderá igualar pontuação de Tyler se ganhar a última etapa no Havaí. Aí a australiana vai precisar chegar nas semifinais na Ilha de Maui para desempatar. Se a americana for finalista na França e não vencer, Tyler Wright será a campeã mundial se ficar em terceiro lugar no Roxy Pro, ou seja, ter passado para as semifinais. E para piorar a situação de Courtney Conlogue, a australiana é grande favorita nas ondas de Hossegor, vencendo esta etapa no ano passado.

“Parabéns a Courtney (Conlogue), que realmente surfou a melhor onda da bateria, mas estou feliz pelo meu desempenho durante todo o evento”, disse Tyler Wright, após a decisão do Cascais Women´s Pro. “Vou para a França agora com o mesmo objetivo, de ganhar cada bateria até chegar na final. Eu estou muito contente com o meu surfe e aprendendo bastante com a quantidade de baterias que tenho disputado. Esse é o meu sexto ano no CT e nunca aprendi tanto na minha vida. Eu sei que estou em uma corrida pelo título, então sei o que eu quero e o que eu posso fazer”.

Deixe uma resposta